Conselhos Municipais

O Que São: Os conselhos municipais, também chamados de conselhos de políticas públicas, são uma das ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas no Brasil.

Funções:As principais funções dos conselhos municipais são propor diretrizes das políticas públicas e fiscalização, controlar e deliberar sobre tais políticas.

Criação:Qualquer cidadão ou grupo da sociedade civil tem condição de propor e articular a criação de um conselho. Para isso, é necessário que uma lei municipal o crie, a qual poderá ser proposta por iniciativa popular. Essa proposta teria de seguir o trâmite normal de qualquer lei, ou seja, ser aprovada pela Câmara de Vereadores e pelo prefeito. Feito isso, é criado um novo Conselho Municipal.

Reuniões: Todas as reuniões de conselhos de políticas públicas devem ser realizadas em local de fácil acesso para o público, com horário, data, local e pauta divulgados com antecedência. A participação social é imprescindível para o exercício da cidadania. Afinal, o contato dos cidadãos com a esfera pública, em todos os seus âmbitos, aproxima-os de processos, ações e políticas públicas que dizem respeito às suas vidas e impactarão no seu dia a dia.

Participação:O cidadão poderá participar dos conselhos pela simples presença nas reuniões ou como membro, neste último caso, por meio de indicação ou por eleição, onde deverá preencher os requisitos previstos na lei que instituiu o conselho, sendo divulgado no portal da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante o aviso das eleições.

Formas de Entrar em Contato com os Conselhos/Membros: Pelo Telefone (28) 3546-1188, pelo e-mail gabinete@vendanova.es.gov.br ou presencialmente na Sala do Empreendedor e do Cidadão, localizado na Av. Evandi Amárico, Comarela, nº. 1003, Marmim, Venda Nova do Imigrante/ES, (Ao Lado do Fórum), de Segunda a sexta das 08:00h às 15:00h