Geral - 29/07/2020 13:07:58

Saiba como aproveitar melhor as trilhas de Venda Nova

Sabia que existem formas de curtir ainda mais esses momentos?

Venda Nova tem paisagens de tirar o fôlego/Divulgação

Fazer uma trilha no meio da natureza é uma bela maneira de se conectar ao lugar em que você está e conhecer melhor as belezas naturais do seu Município. Venda Nova do Imigrante está mergulhada na Mata Atlântica e isso garante muitas paisagens naturais incríveis e experiências únicas. Sabia que existem formas de aproveitar ainda mais esses momentos?

Muitas pessoas têm o hábito de fazer trilhas, pedalar e caminhar, por exemplo. Porém, o alto fluxo de pessoas nas matas e trilhas geram alguns problemas: lixo deixado nas trilhas, depredação dos espaços públicos e naturais, dentre outros.

Por isso, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Cultura e Artesanato, traz dicas do que fazer e não fazer durante o seu momento de lazer.

O que fazer

Nada de pressa

Não precisa correr. O fim da trilha existe, e se você se programou minimamente, sabe que ele está lá.

Ouça os sons da trilha

Guarde os fones de ouvido e as caixas de som para outra ocasião. Há tanta coisa para se ouvir numa trilha, o que torna a música um item desnecessário. Se você tiver sorte, terá a honra de ouvir uma sinfonia única dos insetos e dos pássaros.

Converse menos

Tente conversar apenas o necessário. Você e seus amigos só conseguirão observar animais por perto se estiverem em silêncio. A conversa assusta os animais, principalmente os pássaros.

Observe o que está ao redor

E não é só olhar. Sinta os cheiros diferentes, as texturas das folhas e dos troncos das árvores. Tente buscar o som diferente de algum pássaro que está por perto para observá-lo.

Respire

As trilhas podem ser fisicamente desgastantes às vezes. Aproveite para respirar o ar puro da natureza enquanto faz a caminhada.

O que não fazer

Não retire nada do lugar

A natureza possui muitas coisas bonitas e interessantes que, às vezes, queremos levar para casa como recordação. Porém, não devemos retirar nada da natureza. Aquilo que está ali deve ser deixado ali, pois pode ser alimento para algum animal ou o lar de outro.

Se trouxe algo, leve de volta

Ficar alimentado ou manter-se hidratado é fundamental se você está caminhando ou pedalando pelas estradas e trilhas do município. Quando decidir se aventurar por elas, leve uma sacolinha ou guarde o lixo até encontrar uma lixeira. Isso ajuda a natureza e preserva a beleza do lugar.

Não faça fogueiras

As fogueiras deixam o clima mais agradável e aquecido. Porém, ao menor descuido, pode-se perder o controle e, o que antes era um momento de descontração, pode se tornar um problema e causar graves danos ao ambiente.

Não danifique as propriedades

A maioria de nossas trilhas estão em propriedades particulares. Por isso, não danifique pedras, cruzeiros ou outras instalações encontradas no caminho. Registre o momento com fotos e não riscando os locais. Assim você e as próximas pessoas vão poder aproveitar um local livre de poluição visual.

Não alimente/cace os animais

A Mata Atlântica é o ambiente natural de animais e eles estão acostumados a comer determinados tipos de alimentos e frutas. Por isso, mesmo que, com boa intenção, você tente alimentá-los, pode estar prejudicando as espécies.

Caçar é ilegal e contribui para o desaparecimento de espécies, o que pode causar um grande desiquilíbrio ambiental. Por isso, a melhor forma de apreciar a beleza da fauna é garantir que os animais fiquem em seu habitat natural.