Geral - 13/08/2020 12:08:56

Renovação e emissão da Carteira do Artesão começam dia 13 em Venda Nova

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato vai atuar junto à Aderes na emissão e renovação do documento

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, vai atuar junto à Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) na renovação e emissão da Carteira Nacional do Artesão. O atendimento no Município será a partir desta quinta-feira (13), das 13h às 16h, no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi. Além desse serviço, a Secretaria vai realizar também um Cadastro Municipal dos Artesãos.

Os artesãos que querem deixar a carteira em dia devem comparecer à Secretaria com uma foto 3x4, documentos de identificação (CPF, RG e Carteira de Artesão vencida) e comprovante de endereço. Além da documentação, é necessário preencher uma ficha com informações pessoais e também de atuação.

Já os artesãos que desejam se cadastrar pela primeira vez devem apresentar uma foto 3x4, documentos de identificação (CPF e RG) e comprovante de residência. Os artesãos que trabalham com madeira precisam informar também o nome da madeira com que trabalham. Devido à pandemia da COVID-19, a prova de habilidade dos artesãos, etapa realizada pela Aderes, será feita pela internet, por meio de vídeos, fotos e videochamadas.

O atendimento realizado pelos servidores da Secretaria Municipal vai seguir todas as medidas de segurança necessárias para a prevenção da COVID-19, além de ser embasado na Portaria Nº 1007-SEI, de 11 de junho de 2018, que dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro. As fichas e a documentação dos artesãos serão periodicamente encaminhadas à Aderes.

Para agendar um horário, saber mais ou tirar dúvidas, ligue (28) 3546-6105. Os passos seguintes para a efetivação do cadastro e da emissão da carteira física são com a Aderes.