Geral - 16/04/2021 00:04:00

Venda Nova oferece diversos serviços de coleta de resíduos

Saiba como descartar seu lixo corretamente

O descarte inadequado de lixo pode causar diversos prejuízos em âmbito ecológico e social. Entre eles a poluição dos rios e o entupimento de galerias, que acarreta problemas de saneamento, infraestrutura, enchentes e saúde pública. A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante busca evitar esses problemas oferecendo diversos serviços de coletas aos seus munícipes, de forma a planejar melhor a destinação dos resíduos. Veja a seguir:

Coleta de Lixo Comum

A Coleta de Lixo Comum é realizada em quase todo Município. O lixo deverá ser acondicionado em sacolas plásticas e depositados na calçada em frente à residência APENAS no horário ou próximo do horário que o caminhão de coleta de lixo costuma passar. É necessária atenção para que o lixo não seja colocado após a passagem do caminhão em sua rua, evitando transtornos. Confira os horários e localidades AQUI.

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva é um serviço recente e em plena expansão. Tem por objetivo fazer a coleta de materiais passíveis de reciclagem.

Para participar é necessário que a sua localidade seja atendida por este serviço. A separação dos materiais ocorre dentro de casa, separando o lixo seco do lixo úmido. A destinação é feita através do caminhão da coleta seletiva que passa em dias e horários específicos. Portanto, assim como a coleta de lixo comum, o munícipe deve ficar atento, para que o lixo não seja colocado após a passagem do caminhão.

Coleta Programada

A Coleta Programada é um serviço fornecido pela Prefeitura, onde o cidadão agenda um serviço de coleta junto a Secretaria de Meio Ambiente. Nesse serviço é feita a coleta de mobílias inservíveis, sofás, resíduos verdes (resto de podas) e outros. Os resíduos de construção civil não são recolhidos, pois são responsabilidade do gerador.

A colaboração de todos sustenta uma cidade limpa e saudável.