Geral - 22/04/2021 00:04:00

Isolamento social reduz número de infecção por Covid-19 em Venda Nova do Imigrante

Casos confirmados vem diminuindo após isolamento

De acordo com os dados obtidos através da plataforma estadual coronavirus.es.gov.br, o isolamento social reforçado em todo o Estado do Espírito Santo trouxe um saldo positivo para Venda Nova do Imigrante: o número de infecções por Covid-19 no Município tem baixado exponencialmente.

Conforme o gráfico abaixo, que estabelece o número de casos confirmados semanalmente em Venda Nova do Imigrante, a semana epidemiológica 12, que compreende os dias 21 a 27 de março de 2021, foi o período com maior índice de casos de Covid-19 no Município desde o início da pandemia, com 199 casos confirmados, indicando um aumento da circulação do vírus no período que antecedeu o isolamento decretado pelo estado.

Na semana epidemiológica 14, os números de casos positivos estão diminuindo consideravelmente no Município. A baixa de número de casos positivos é resultado do período de prática de isolamento social pelos vendanovenses, onde a população permaneceu mais em casa evitando aglomerações. Na última semana, em Venda Nova do Imigrante, foram registrados 66 casos confirmados.

Com a queda do número de casos, a população não pode relaxar com as medidas de prevenção. Medidas como a prática de isolamento social, uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, evitar aglomerações evitam que o número de casos volte a crescer, superlotação no sistema de saúde e consequentemente evitam decretos mais rígidos para o comércio e toda a população.

Diálogo e Compreensão

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Marise Vilela, a Prefeitura sempre está aberta para o diálogo, porém necessita da compreensão da população em detrimento aos decretos e portarias estaduais. “A Secretaria de Saúde do Estado emite os decretos e portarias e nós, os profissionais da saúde, em conjunto com outros setores da Prefeitura estamos trabalhando incessantemente em campanhas de vacinação, fiscalização e acompanhamento, conscientização e comunicação para a população vendanovense. Entretanto, precisamos do apoio e compreensão da população ao passo que avançamos nesse trabalho, para que possamos passar esse período da maneira menos traumática possível. Devemos trabalhar juntos contra o coronavírus!”, destaca a profissional.