Geral - 22/04/2021 00:04:00

Secretaria Municipal de Educação realiza momentos formativos com profissionais da rede municipal

Encontros online reúnem diversos profissionais

Mesmo na pandemia, a formação continuada dos servidores da rede municipal de Educação de Venda Nova continua sendo uma prioridade para a pasta. De forma online, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação realizou momentos formativos com profissionais de ensino da educação infantil para o compartilhamento de documentos pedagógicos que foram concluídos no ano de 2020 e que serão utilizados a partir de 2021.

Os objetivos dos encontros foram: compartilhar documentos, fomentar o estudo deles no contexto escolar e comunicar a experiência dos profissionais que auxiliaram na construção desses instrumentos.  Participaram destes momentos mais 70 profissionais, entre eles professores, diretores, coordenadores escolares, auxiliares de sala e pedagogos da rede municipal de ensino.

No percurso de formação os próximos passos preveem o acompanhamento das coordenadoras técnico pedagógicas da Semed, Ane Gabriela Bernabé e Glauciqueli Brambila, auxiliando os pedagogos, porém o pedagogo de cada escola tem autonomia para conduzir segundo o olhar de cada instituição, contemplando suas particularidades e garantindo a formação continuada em serviço.

De acordo com Glauciqueli Brambila, o relato dos participantes envolvidos no momento formativo foi fundamental para validar o sentimento de pertencimento dos profissionais na produção dos instrumentos tão importantes. “São documentos vivos, que auxiliam no cotidiano escolar, oportunizam reflexões à equipe escolar e visam experiências significativas na infância”, destaca a coordenadora técnico pedagógica da Secretaria.

Sirlene Mazocco, Secretária de Educação, destaca o comprometimento dos profissionais no processo de debate e formação. “Nós temos um quadro grande de profissionais em nosso Município. Nos encontros, que foram realizados, através da plataforma Google Meet, os profissionais se mostraram comprometidos e dispostos a participar. É gratificante ver tamanho empenho e compromisso!”, destaca a secretária.