Notícia
Geral - 18/05/2021 00:05:00

Venda Nova do Imigrante retorna ao Risco Alto para Covid-19

55º Mapa de Gestão de Risco foi divulgado nessa sexta-feira (14)




O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (14), o 55º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência dessa segunda-feira (17) até o próximo domingo (23).  No novo mapa, Venda Nova do Imigrante sai da classificação de Risco Moderado e é classificada como Risco Alto para Covid-19.

Com a classificação, fica vedada a prática de esportes coletivos, o uso de equipamento de ginásticas, parquinhos infantis e restrição de acesso às quadras de esportes das praças do Município. 

De acordo com a Portaria Conjunta SESA/SEDU Nº 03-R, DE 08 de maio de 2021, as aulas no Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano) permanecem de maneira presencial, com regime de revezamento, respeitando a capacidade de 50% de lotação das salas.

As medidas de prevenção devem ser priorizadas por parte da população. Com a redução do número de casos e óbitos, o Município cai na classificação do Mapa de Risco e as medidas qualificadas são menos rigorosas. A higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, a prática do distanciamento social e o uso obrigatório de máscara, que é regido de acordo com o código municipal sanitário, onde descumprimento gera multa, são essenciais para evitar a disseminação do vírus. Confira abaixo as medidas qualificadas de acordo com o mapa de gestão de risco:



Boletim Epidemiológico

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado diariamente, no dia 17 de Maio de 2021, o Município tinha 97 pessoas em isolamento domiciliar, 3813 curados e 12 hospitalizados. Só na última semana ocorreram dois óbitos.

 

Mapa de risco

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Fonte:
Notícias Relacionadas