Geral - 16/07/2021 00:07:00

VENDA NOVA IMPLANTARÁ MAIS CLÍNICAS DE TELEMEDICINA NO PRÓXIMO MÊS

Municipe terá mais rapidez em serviços especializados

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniu na última semana para acertar os detalhes finais da implementação da telemedicina em diversas especialidades nas Unidades de Saúde do Município. O serviço será implantado no início de agosto.
A reunião fez parte de uma série de encontros que a Prefeitura tem realizado com representantes do setor na Santa Casa de Misericória em Vitória. No início do mês, o Prefeito Paulinho Mineti e a Secretária de Saúde Marise Vilela se reuniram com a Provedora da diretoria da Santa Casa, Maria da Penha Rodrigues D'Avilla e Pitiguara de Freitas Coelho, pós doutor em medicina pela USP e diretor da RP MED, onde discutiram como funciona o sistema em Vitória – ES e demonstraram interesse em inseri-lo no Município.

Após um estudo e trabalho interno da Secretaria, os representantes retornaram para decidir em conjunto as ações finais necessárias para a execução do programa no Munício. Na reunião realizada nesta semana, estavam presentes a Secretária de Saúde de Venda Nova do Imigrante, Marise Vilela, Igor Macedo, advogado do grupo RP MED e João Toscano, diretor do Essencial Card, o enfermeiro João Magno Guarnier e a coordenadora de agendamento, consultas e exames Elisa Carla Araújo.

O projeto piloto atenderá mais áreas – ortopedia, mastologia, endrocnologia, cardiologia e gastroenterologia – e será implantado na Unidade de Saúde de São João de Viçosa no início de agosto de 2021. A previsão é que todas as unidades de saúde do Município recebam o serviço até dezembro deste ano. As especialidades serão acrescentadas de acordo com a necessidade do serviço. Melhoria da logística, redução de tempo e de custos, por não haver a necessidade de transporte do paciente, diminuição na ida a hospitais, evitando assim o riscos de infecções, dentre outros ganhos.

De acordo com o Prefeito Paulinho Mineti “A inserção desse sistema é um investimento que se soma aos outros que a Prefeitura tem realizado em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão vendanovense. A inclusão da tecnologia nesse atendimento, traz mais rapidez nas resoluções médicas. É um passo muito importante para uma rede de saúde informatizada.”
A telemedicina é definida como o conjunto de tecnologias aplicadas, que permitem a realização de ações médicas a distância, e vem se consolidando nos últimos anos como importante ferramenta no atendimento de pacientes em todos os níveis. Venda Nova do Imigrante conta com o serviço desde o mês de junho, entretanto, apenas para a área de ortopedia. Na especialidade foram realizadas 17 consultas, desse total, 13 foram resolvidas dentro da própria Unidade de Saúde sem a necessidade de encaminhamento especializado fora do Município, graças a telemedicina.