Geral - 28/07/2021 00:07:00

Venda Nova realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Diversas instituições municipais estavam presentes

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira (27), a IX Conferência Municipal de Assistência Social.  O evento seguiu todos os protocolos sanitários necessários e priorizados pelo Governo do Estado contra a Covid-19.

A conferência, com tema "Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social" teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado e presente no encontro. Estavam presentes no encontro o vice-prefeito Tarcísio Bottacin, representantes da Apae, instituições religiosas, Abrigo Institucional de crianças e adolescentes, Conselho Tutelar, Associação das Voluntárias do Hospital Padre Máximo, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Artesanato, Câmara de Vereadores, CRAS, CREAS, Centro de Convivência do Idoso, Polícia Militar, CIEE, Instituto Jutta Batista e do Conselho Municipal de Assistência Social.

De acordo com a Secretária de Assistência Social do Município, Letícia Perim, a conferência é de grande valia para o Município. “Esse encontro é uma oportunidade de ter um espaço para os usuários da assistência social, as entidades que prestam serviços de assistência como todas as políticas públicas que atuam no Município discutirem sobre a assistência social e proporem melhorias no ramo em âmbito municipal, estadual e nacional”. A Secretária ainda agradece a parceria com as instutições presentes no evento. “Sou muito grata que a política de assistência social está construindo esse espaço em conjunto com esses atores, para que todos juntos consigamos prestar um serviço cada vez melhor para os usuários do nosso município. A assistência sozinha não traz respostas para a sociedade. Ela caminha junto com todas as outras políticas que existem no território: saúde, educação, segurança alimentar, segurança pública, entre outras.”

O vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Tarcísio Bottacin, esteve presente no encontro. “A Secretaria Municipal de Assistência Social, está atuando com êxito na esfera municipal. Destaco também o trabalho da secretaria Letícia Perim no comando desta pasta tão importante para o nosso Município”.

O evento contou com abertura oficial, análise e aprovação do regimento interno, conferência magna, debate e plenárias temáticas divididas por grupos, que levantaram propostas e sugestões no ramo a nível municipal, estadual e nacional. Por fim aconteceu a plenária final, com a eleição dos delegados que irão representar o município na  XIV Conferência Estadual de  Assistência Social.