Notícia
Geral - 30/08/2021 00:08:00

Cras e Creas terão horário de funcionamento estendido

Conheça os novos horários e serviços disponíveis



A população de Venda Nova que necessita dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS) terão mais tempo disponível para acesso de seus benefícios. O CRAS e o CREAS terão horário de funcionamento estendido a partir do dia 06 de setembro de 2021.

Na sede do Município o atendimento será direto, de 08h às 17h, sem intervalo para almoço. Já a Unidade do Cras da comunidade do Caxixe continuará com atendimentos nas sextas-feiras também com horário estendido – 08h30 às 16h30, sem intervalo para almoço.



O que é e quais os serviços do CRAS?
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é uma unidade de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), que tem por finalidade atender e acompanhar as famílias em vulnerabilidade e risco social do nosso município. Tem como objetivo o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
No CRAS são oferecidos os seguintes serviços:

Proteção e Atendimento Integral à família (PAIF) 
Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Cadastro Único (CADUNICO)
Instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações para inclusão de Programas Sociais do Governo, como Programa Bolsa família, Benefício de Prestação Continuada, entre outros.

Projeto “A Espera de Uma Nova Vida” 
O projeto tem como objetivo acompanhar as gestantes do município, no âmbito de sua saúde física, emocional e social, de seu bebê e sua família. São quatro reuniões anuais, com palestras preventivas, educacionais e motivacionais acerca da questão da gravidez.

Benefícios Eventuais 
Os Benefícios Eventuais são ofertas provisórias prestados aos cidadãos e às famílias que não têm condições de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de situações que fogem do seu cotidiano. São prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Locais onde são desenvolvidos os SCFV em VNI: CRAS, Centro de Convivência do Idoso, Projeto SEMEAR de São João de Viçosa, Projeto SEMEAR de São Roque, Projeto SEMEAR de Caxixe e Projeto Oficina Escola de Artesanato em Mármore e Granito em São João de Viçosa.

Tel contato CRAS: (28) 3546-6102 / (28) 99937-1830



O que é e quais os serviços do CREAS?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS) constitui-se na unidade responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a famílias e indivíduos com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
No CREAS são oferecidos os seguintes serviços:

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI)
É um serviço de orientação e acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade, como ameaça ou violação de direitos. O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade e fortalecer a função protetiva das famílias.
 
Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade
É um serviço que tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.
 
Serviço Especializado em Abordagem Social
É um serviço que tem por finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, entre outras.
 
Serviço de Proteção Social Especializada para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias
É um serviço destinado à promoção de atendimento especializado às famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direito.

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua
Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Tel contato do CREAS: (28) 3546-3119 / (28) 99927-4158

Fonte:
Notícias Relacionadas