Geral - 25/10/2021 00:10:00

Venda Nova sedia primeira RuralturES: um convite ao turismo de experiências

Programação oficial será divulgada em breve

Após o sucesso da edição nacional de 2019, realizada pela primeira fez fora da Região Nordeste, em Venda Nova do Imigrante, em novembro de 2021 acontecerá a primeira Feira Estatual de Turismo Rural, a RuralturES, com foco no turismo de experiências. O evento é uma co-realização da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante com a Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES) e Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures).

Durante os quatros dias de evento, de 25 a 28 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, o público poderá experimentar diferentes experiências do turismo rural, com a previsão de 50 stands de exposição, praça gastronômica, arena para aulas show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livres virtuais e outras atrações. A programação oficial será divulgada em breve.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, destaca que o evento vai dar mais visibilidade ao agroturismo e também para Venda Nova do Imigrante. “A primeira RuralturES, não poderia acontecer em outro lugar, senão a capital nacional do agroturismo. Sediar esse evento, com o foco no turismo de experiências no Espírito Santo, é gratificante. É mais um gás para movimentar os setores ligados ao turismo!”

Sensações
Dentro do tema "Turismo de Experiências", a RuralturES promete ainda um mundo de sensações com duas áreas de destaque nas montanhas capixabas: cafés especiais e cervejas artesanais. Cafeterias e cervejarias locais terão espaço na Feira para quem quiser degustar e conhecer o processo de produção das bebidas.
Segundo os organizadores, a ideia é fortalecer a criação de roteiros com a participação de propriedades produtoras de café e cervejarias que já fomentam negócios numa rota informal. Em maio este ano, os Cafés das Montanhas do Espírito Santo conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG) de Denominação de Origem, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O cumprimento aos protocolos sanitários norteou todo o planejamento do evento, tanto nos atrativos quanto na distribuição espacial, para garantir a segurança dos participantes. A ideia é movimentar não somente o local da RuralturES, como também os destinos de turismo rural, incluindo o agroturismo regional, nos dias de evento. Os cuidados vão começar na portaria do Centro de Eventos, onde haverá medição de temperatura dos visitantes.

SERVIÇO:
RuralturES 2021
Quando: de 25 a 28 de novembro
Onde: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante (ES)
Site: www.ruraltures.montanhascapixabas.org.br