Geral - 06/01/2022 00:01:00

JANEIRO ROXO: MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE A HANSENÍASE

Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, que não coçam, não causam dor e não incomodam, mas que podem causar dormência e queda de pelos. Estes são alguns dos sintomas da hanseníase, doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante o mês de janeiro a campanha “Janeiro Roxo”, campanha realizada anualmente pelos órgãos de saúde em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hanseníase, lembrado em 28 de janeiro.

A iniciativa tem como objetivo, a conscientização da população sobre os sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, que é crônica e contagiosa, mas que tem tratamento gratuito em Venda Nova do Imigrante.

As Unidades de Saúde do Município estarão caracterizadas em apoio ao combate a hanseníase. Além disso, exibirão cartazes com informações importantes sobre a bactéria e como se prevenir. Quem perceber os sinais da doença pode comunicar a seu agente de saúde ou marcar uma consulta no posto de saúde. No local, o munícipe terá a assistência necessária e o encaminhamento para o dermatologista. O paciente que receber diagnóstico de hanseníase terá acompanhamento gratuito, que será realizado pelo SUS.

Como identificar a hanseníase

A hanseníase é percebida por meio de manchas na pele. Elas não doem, não coçam, mas podem causar dormência, queda de pelos, dentre outras manifestações. Os casos que ainda não foram diagnosticados e tratados podem ser contagiosos, por isso a atenção precisa ser redobrada durante todo o ano, pois a doença pode aparecer em pessoas de todos os sexos e idades.

Para conhecer mais sobre o assunto, converse com o agente de saúde da sua comunidade. Suspeita de manchas no seu corpo? Você pode procurar a unidade de saúde e marcar uma consulta. Assista ao vídeo abaixo: