Notícia
Geral - 11/05/2022 00:05:00

PREFEITURA DE VENDA NOVA REALIZA CAMPANHA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes



A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da secretaria municipal de Assistência Social mobiliza todo ano o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes no Município. A mobilização encontra-se dentro de uma campanha nacional, a “Faça Bonito”, que acontece todo dia 18 de maio e tem como objetivo mobilizar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, e representa uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Neste mês de maio de 2022, em Venda Nova do Imigrante as ações da campanha ocorrerão por meio de caminhadas e do Fórum. Confira a programação:

Quinta-feira, 12 de maio, de 08h30 às 9h30 
Caminhada em Vargem Grande
Rota: EMEF Vargem Grande - Unidade de Saúde - Campo de futebol;

Sexta-feira, 13 de maio, de 08h30 às 9h30
Caminhada em Caxixe
Rota: Semear do Caxixe - EMEF Caxixe;

Segunda-feira, 16 de maio, de 08h30 às 9h30
Caminhada em São João de Viçosa
Rota: EMEF Atílio Pizzol - Unidade Saúde  - EMEF Atílio Pizzol;

Terça-feira, 17 de maio, de 08h às 09h
Caminhada no Centro de Venda Nova do Imigrante
Rota: Prefeitura - Rodoviária – Igreja Católica Matriz.

Quarta-feira, 18 de maio, de 09h às 11h
Fórum no Centro Cultural e Artístico Máximo Zandonadi. 
Tema: “Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes: O papel da rede de apoio familiar e profissional”, palestrante: Profª. Adriana Mastela Gomes Grasseli (Faculdade São Camilo).
Para participar do Fórum, faça sua inscrição pelos telefones: (28) 99927-4158 (WhatsApp) ou (28) 3546-3119 até as 17h do dia 16 de maio.

Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes!


Abuso sexual é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar).

Já a exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas: no contexto da prostituição, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual.

Nos dois casos se trata de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:
• Conselho Tutelar de Venda Nova do Imigrante (28 3546-0149 / 28 99919-2624);
• Disque 100;
• Delegacia especializada (28 3546-1124);
• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal.

Faça bonito e participe!




Fonte:
Notícias Relacionadas