Geral - 06/06/2022 00:06:00

Participante do Projeto Conviver realiza doação de livro autobiográfico para Biblioteca Municipal

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, através da Biblioteca Municipal, recebeu doação do livro “Retalhos de Memória – Um ser, muitas vidas”, de Beatriz Alvorini em solenidade na manhã desta última quarta-feira (01).

Beatriz Alvorini tem 67 anos e natural de Nova Venécia. Conheceu Venda Nova do Imigrante em 2013 e se encantou com o Município, fazendo-a voltar, e assim, fixar residência. Atuante no projeto Conviver, da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi Beatriz quem compôs a letra do hino do Projeto.

Beatriz se aventura na escrita desde sua adolescência. A motivação para escrever um livro surgiu durante a gestação de seu terceiro filho. De acordo com a autora “durante a gestação eu passei muito mal, tinha certeza que iria morrer, minha mãe havia falecido muito jovem, com 32 anos, e eu também achei que não fosse sobreviver a gestação. Fiquei de cama mesmo, então fiquei com pena, pois já tinha 2 outros filhos pequenos e achei que eles não fossem se lembrar de mim nunca, saber quem eu era, então eu tive o desejo de começar a escrever tudo: como eu era, as coisas que eu pensava e o que eu acreditava. Pra ficar como legado na memória dos meus filhos” afirma. A partir daí Beatriz começou a escrever, parou durante alguns anos, mas depois da aposentadoria retomou a escrita, pegou tudo o que já tinha de material, desde sua adolescência, juntou, e editou o livro.

“Retalhos de Memória – Um ser, muitas vidas” é além de um livro autobiográfico, é um livro sobre fé. Fé que a sustentou em muitas e grandes dificuldades, sobre a descoberta do “Deus amor”. “Eu sabia que ‘Deus é amor’ mas eu nunca tinha experimentado, nunca tinha sentido o ‘Deus amor’. Porém, quando tive uma regressão espontânea de memórias, eu o senti. Apesar de termos tantos problemas, tantas dificuldades, tantas falhas, Ele ainda nos ampara, nos acolhe, nos dá oportunidade e nos ama.”

Projeto Conviver
Beatriz começou a participar do projeto conviver com sua tia, e lá conheceu seu marido, que se tornou sua companhia no projeto. “Fomos muito bem recebidos. Nos ensinaram a jogar vôlei! A gente ia muito para dançar, ganhamos até um troféu no estadual!” A autora ainda teve a oportunidade de compor a letra do hino do Centro de Convivência e não esconde o apreço pelo projeto. “Eu e meu marido gostamos muito de participar!” Afirma.

Próximos Projetos
Por hora, Beatriz quer priorizar a experiência de ser avó, visto que terá o segundo neto e pretende ajudar sua nora neste momento. Mas não esconde a vontade de escrever livros infantis “tenho vontade de escrever livros infantis. Adoro crianças e terei como inspiração os meus netos!”

O livro está disponível para consulta na Biblioteca Municipal Professor Benito Caliman,  na Rua Nossa Senhora de Lurdes, S/N, Bairro São Rafael (próximo ao Ifes)

SERVIÇO BIBLIOTECA

Biblioteca Municipal de Venda Nova do Imigrante
Acervo: 20 mil livros sobre diversos assuntos;
Horário de funcionamento: 7h às 17h;
Documentos para cadastro: Comprovante de Residêcia atual; 02 números de telefone para contato; RG/CPF (frente e verso); Escola, série, turno e turma;
Telefones: (28)3546-3950/ (28)99912-6737
Email: bibliotecaalunos@yahoo.com.br