Geral - 05/08/2022 00:08:00

Tribunal de Contas do Espírito Santo visita Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

TCE-ES também oferece cursos gratuitos no Município

O Tribunal de Contas do Espírito Santo visitou nesta quarta (03) e quinta-feira (04) a sede da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. Os servidores participaram de reuniões no gabinete do prefeito e visitaram as secretarias municipais, com o propósito de conhecer e entender o sistema de gestão eletrônica de documentos utilizado no Município. A atual gestão tem focado em garantir uma boa gestão fiscal, transparência e celeridade nos processos.

Os servidores estão no Município para o Encontro de Formação em Controle (Enfoc), programa de capacitação presencial da Corte que está sendo realizado no auditório do Ifes. O evento acontece de 03 a 23 de agosto e conta com 17 cursos presenciais sobre temas ligados à gestão e controle de contas públicas. Participaram da abertura e do Seminário de Gestão e Governança, os secretários municipais, o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, servidores da Prefeitura de Venda Nova, além dos prefeitos e vereadores de outros municípios da região.
O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, agradece e celebra a visita. “A visita firma a parceria da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante com o Tribunal de Contas do Estado, sempre tão dispostos a realizar orientações e estreitar a relação do TCE-ES com nosso Município.”

Melhoria de Venda Nova com melhoria na nota de Capacidade de Pagamento
Venda Nova do Imigrante saiu da nota “C” em 2019, e vem garantindo anualmente desde 2020 a nota “A” no ranking da Capacidade de Pagamento (Capag), avaliação realizada pelo Tesouro Nacional com base na liquidez, poupança e endividamento de municípios. Esta nota demonstra uma capacidade de solvência no Município, que pode levar a ganhos para a população, ao permitir a capacitação de mais recursos federais com aval da União.

O Encontro de Formação em Controle (Enfoc)
O Encontro de Formação em Controle (Enfoc), programa de capacitação presencial da Corte está sendo realizado no auditório do Ifes. O evento acontece de 03 a 23 de agosto e conta com 16 cursos presenciais sobre temas ligados à gestão e controle de contas públicas.  Inscrições: www.tcees.tc.br/enfoc/

08 e 09/08: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Contexto do Serviço Público
10 e 11/08: Práticas de Gestão em Ouvidorias na Era da Informação
12/08: Boas Práticas Processuais nas Tomadas De Contas Especiais
15/08: Cidades Contas – Aspectos Relevantes
16/08: Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi
16/08: CidadES Folha de Pagamento
17/08: Governança, Gestão de Riscos e Compliance
18/08: Implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos
19/08: Construção de Cenários e Projeções: Prevenindo Riscos Corrigindo Desvios e Qualificando a Tomada de Decisões
19/08: Orçamento do Setor Público – Uma abordagem nos Créditos Adicionais
22/08: Gestão de Tesouraria
22/08: Avaliação e Alteração do PPA
23/08: Atuação do Controle Interno sobre as Demonstrações Contábeis
23/08: Plano de Ação do Siafic e Plano de Implementação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais.