Notícia
Geral - 02/09/2022 00:09:00

VENDA NOVA PARTICIPA DO PROJETO GUARDIÕES DO BIOMA DO GOVERNO FEDERAL

Ações integradas de preservação e combate à incêndios florestais na mata Atlântica



O Espírito Santo está participando pela primeira vez, do projeto Guardiões do Bioma, que combate queimadas e incêndios florestais. O projeto, que está em funcionamento desde 2021, tem por objetivo combater o desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais, proteger as terras indígenas e ainda, desmantelar organizações criminosas, através de ações conjuntas de diversos órgãos do Ministério da Justiça e da segurança pública. 

Em Venda Nova, na última semana, representantes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, se reuniram para tratar do alinhamento das ações integradas de prevenção e também, para apresentação do programa Guardiões do Bioma, que a partir deste mês (agosto), incluirá a defesa e preservação da mata Atlântica e caatinga, principal bioma de floresta tropical que abrange o Estado. 

A operação deve durar até janeiro de 2023, uma vez que neste período, o tempo seco com baixa umidade relativa do ar e a menor incidência de chuvas neste período de estiagem, são fatores que contribuem de forma agravante para a incidência de queimadas e incêndios florestais.

A Prefeitura de Venda Nova, vem alertando a população sobre os riscos de queimadas nesta época do ano e reforça que além dos perigos causados pela propagação do fogo, as queimadas também proporcionam perigos para o meio ambiente e a saúde dos munícipes, uma vez que a fumaça pode causar intoxicação e problemas respiratórios, além de trazer riscos a vida de animais e pessoas.

Mais informações:

Defesa Civil - VNI
(28) 99984-8819 / (28) 99919-1389





Fonte:
Notícias Relacionadas