Geral - 21/09/2022 00:09:00

Inclusão, valorização das habilidades e incentivo à criatividade no projeto Construindo Arte

Estudantes que frequentam o atendimento educacional especializado mostram criatividade em projeto

Uma escola inclusiva é aquela que oferece aos estudantes, sejam eles deficientes ou não, um ensino apropriado para todos! A professora Sandra Canal que atua na escola Municipal de Ensino Fundamental Caxixe, está desenvolvendo o Projeto: Construindo Arte, com os estudantes dos anos finais que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), atendimento este oferecido no contraturno, tendo apoio do Setor do AEE da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O objetivo do projeto é valorizar as habilidades e incentivar a criatividade, além de compreender o processo de reaproveitamento de sucatas eletrônicas, propiciando aos estudantes com deficiência as mesmas oportunidades que os demais estudantes, levando em consideração suas capacidades e respeitando suas especificidades, uma vez que, a inclusão rompe as barreiras existentes e abre caminhos para uma nova visão, dando lugar à diversidade.

Para a idealização do mesmo, utilizaram-se equipamentos em desuso ou com defeitos que não podiam ser consertados tais como: computador, máquina fotográfica, impressora, DVDs entre outros.

O contato com esses materiais estimula o raciocínio lógico e a criatividade, além de proporcionar, por meio da experimentação, o protagonismo dos estudantes. As peças de arte produzidas ficarão em exposição na Secretaria de Educação, durante o mês de outubro. Confira!