Geral - 03/10/2022 00:10:00

Produtores de Venda Nova são destaque em projeto do Incaper

Os produtores do sítio Conquista, da família Roque Silva, de Sapucaia, Venda Nova do Imigrante, foram destaque na apresentação das experiências do projeto “Horizontes em Extensão”, do Incaper.

O vídeo da experiência da família foi elaborado pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante em parceria com o Incaper, e foi exibido em reunião online junto com experiências de todo o Espírito Santo. A exibição foi realizada no Gabinete do Prefeito no último mês. Estavam presentes o prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, o Secretario Municipal de Agricultura, Alexandre Filete, a família Roque Silva, além de profissionais do Incaper.

A família é composta por 16 membros. Quando adquiriram seu “Pedaço de Chão”, no ano 2000, a propriedade passava por um processo natural de reflorestamento e não havia estradas, energia elétrica, e nada plantado que pudesse ser convertido em lucro. A área agricultável, então, foi aberta com utilização de fogo. Por falta de capital para investir, a propriedade ficou cerca de 2 anos sem cultivar.
Durante esse período, a família trabalhava como colonos em outra propriedade, se dedicando a sua propriedade somente aos domingos, feriados e horas vagas nos dias úteis.
Hoje a propriedade é tida como um verdadeiro caso de sucesso pelo Incaper. O Sítio Conquista recebe excursões, atende de maneira satisfatória a todos os quesitos socioambientais, são associados e comercializam seus produtos primários e minimamente processados de excelente qualidade, produzem cafés especiais que já foram premiados em concursos. Várias são as atividades desenvolvidas dentro da propriedade, tais como: Cafeicultura, fruticultura, olericultura, silvicultura e culturas alimentares.
Parabéns família Roque Silva!