Geral - 14/10/2022 00:10:00

Prefeitura de Venda Nova realiza programação especial nas escolas municipais em comemoração ao mês das crianças

Em comemoração ao mês das crianças, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante desenvolveu nas escolas municipais uma série de programações com atividades, previstas na proposta pedagógica da rede, a fim de oferecer às crianças experiências significativas para seu desenvolvimento integral. Todas as unidades prepararam um cronograma com diversas atrações como jogos escolares, piqueniques, brincadeiras cantadas, oficinas, cineminha, histórias contadas entre outras atividades lúdicas que serão realizadas ao longo do mês. Além disso, as crianças da pré-escola ao fundamental receberam um lanche especial, um bolo, para festejar.

São essas experiências vividas na infância, em que a criança brinca, interage, participa, torna-se protagonista de suas ações, que permitem o desenvolvimento das competências e habilidades fundamentais, como o raciocínio, a atenção, a imaginação, a criatividade e a socialização e, por isso, precisam e devem ser bem aproveitadas no cotidiano escolar.

O diretor da EMEI Antônio Roberto Feitosa, Eduardo Altoé Possebon, destaca a importância desses momentos com atividades que proporcionem às crianças muita brincadeira e diversão: “Na semana da criança são preparadas atividades diferenciadas para aumentar a interação entre as diferentes faixas etárias. O ambiente lúdico, nessa semana, fica ainda mais em evidência e esse contato sadio e divertido com seus "amigos" e familiares promove socialização e fortalece a aprendizagem”.

A esse respeito, a diretora da EMEI Vovó Helena Sossai, Vanice Brunelli Zanelato ressalta o cuidado e o carinho com que toda a equipe pensou para esses momentos: “As crianças merecem amor, acolhimento e respeito todos os dias do ano. Mas destinar uma semana exclusiva para elas é maravilhoso. A Emei Vovó Helena Sossai pensou em cada detalhe para demonstrar todo nosso carinho para com elas.”

Dessa forma, a infância precisa ser celebrada como uma fase de muita imaginação e criatividade. Por isso, as atividades programadas pelas escolas permeiam o faz de conta, as brincadeiras, os jogos, a expressão individual e a fantasia, os quais precisam estar presentes e ser incentivados ao longo de todo o desenvolvimento infantil.