Geral - 07/12/2022 00:12:00

PROERD FORMA NOVAS TURMAS EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Programa visa criar uma rede de proteção e combate ao uso de drogas e a violência

A Prefeitura de Venda Nova, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), formou na última quarta-feira (30), mais uma turma de alunos do ensino fundamental das escolas do Município. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi” e contou com a participação de 570 estudantes da 1ª e da 5ª série das escolas públicas do município.

O PROERD é um programa nacional, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, e visa a prevenção ao uso de drogas e à violência entre os jovens, que estudam na rede municipal e estadual de ensino. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as policias militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo nos alunos as habilidades necessárias para resisti-las.
Com uma metodologia pedagógica que envolve encontros com bastante interação entre os alunos e instrutores, atividades a serem realizadas em casa, junto à família, o Programa disponibiliza ainda, um momento tira dúvidas entre os alunos, onde são lidas e respondidas as perguntas e questionamento dos estudantes. Dentre os ensinamentos e lições que os alunos absorvem, o encontro tem seu ápice na execução do hino oficial do PROERD, onde a alegria toma conta da criançada.

Atualmente, quem está à frente da organização e execução do PROERD em Venda Nova é o 1º Sargento da Polícia Militar, João Batista de Assis, além dele, a 2º Companhia Independente tem como coordenador do PROERD, o 1º Tenente, Antônio Marcos Selva, na área de atuação da companhia. Muito carismático com as crianças, Assis, também é o instrutor do Programa e responde pelo exercício do projeto em Laranja da Terra, Conceição do Castelo e Afonso Cláudio. O Sargento falou sobre a importância do PROERD na vida dos estudantes: “O Programa desperta nos alunos de séries iniciais, aqueles que estão nos primeiros anos escolares, o conceito de responsabilidade, compromisso e ajuda mútua. Estas diretrizes vêm complementar o que lhes é ensinado pelos pais e professores no cotidiano. De igual forma, para os alunos do 5º ano, os temas abordam as mesmas bases já citadas, porém, há ainda a inserção de assuntos mais complexos que envolvem família, escola e comunidade” finalizou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sirlene Mazocco, “o programa é muito bem recebido por toda comunidade escolar. Os instrutores atuam de forma profissional, lúdica, trazendo muita leveza ao passar informações tão importantes. São ensinamentos e orientações que tenho certeza que essas crianças levarão para toda a vida!” destaca.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, celebra a formatura. “Realizar esse tipo de formação logo na educação infantil é essencial, porque é um momento onde as crianças, enquanto indivíduos, estão aprendendo a se relacionar, viver em sociedade e conhecendo tudo. Esta parceria, com profissionais altamente qualificados só traz benefícios para nossas crianças e pro nosso Município!”