Geral - 14/12/2022 00:12:00

ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA 1º NOITE CULTURAL DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última segunda-feira (12), no Centro Cultural “Máximo Zandonadi”, a 1º Noite Cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência e Assistência Social de Venda Nova (CRAS).

O evento contou com diversas apresentações especiais, como encenação de teatro, canto, música, pintura, dança e karatê. Todas as atrações foram elaboradas e estreladas por integrantes do projeto. Na oportunidade também houve uma homenagem para os facilitadores e educadores do projeto.

Após o evento, foi servido um coffee break, onde os participantes tiveram a oportunidade de interagir e se confraternizar após mais um ano de projetos e realizações da pasta da Assistência Social do Município.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Wellington Bleidorn, “esse encontro, com apresentações belíssimas, nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol de uma assistência social efetiva no Município. Agradeço meus colegas servidores por fazerem um trabalho tão delicado e especial!”

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, “o nosso SCFV é essencial porque ele fortalece as relações familiares e comunitárias no Município. Vimos aqui a diferença que o programa traz na vida de todos, valorizando o sentido de vida coletiva!”

O Programa
O SCFV (OFICINAS) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho da assistência social. Este, realiza atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários em grupos.
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas, e as inseridas no Cadastro Único.

Neste ano, foram realizadas pelo SCFV, as oficinas de Karate, Criatividade e Expressão, Briquedoteca, Dança, Violão, Artesanato, Informática, Teatro, Pintura, além dos percursos mensais com temas estratégicos para conscientização dos nossos usuários. O serviço é atualmente ofertado no CRAS, Projeto Semear Caxixe, Projeto Semear São João de Viçosa, Projeto Semear São Roque, Conviver, e Projeto Mármore e Granito.