Geral - 16/12/2022 00:12:00

Projeto da EMEI Antônio Roberto Feitosa arrecada mais de 300kg de pilhas usadas em 2022

O projeto “Bota Pilha” da EMEI Antônio Roberto Feitosa, vem sendo desde 2021, um ponto de coleta de pilhas em Venda Nova do Imigrante. Em seu ano de criação, o projeto recebeu um galão de 20L cheio do material descartado. Em 2022, o número mais que dobrou: foram cerca de 2,5 galões de 20L, cheio de pilhas recolhidas.

Os 2,5 galões correspondem a cerca de 300kg de material, serão encaminhados para Associação de Catadores de Venda Nova do Imigrante (ASCAVENI), que fará a destinação correta das pilhas. O projeto desde o início conta com a colaboração da ASCAVENI que se prontificou a recolher e dar destinação correta às pilhas que chegarem até aqui.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, destaca a importância da educação ambiental no Município. “Conseguimos ver que pequenas ações como essas na sala de aula, causam resultados imensos que modificam além da vida de cada estudante, mas da família, da comunidade e de toda a sociedade, porque com a destinação correta desse material fica impossibilitado a contaminação do solo e da nossa água.” Paulinho ainda celebra a parceria da Ascaveni. “A Ascaveni tem se mostrado essencial no nosso Município, pois realiza a destinação correta dos nossos resíduos e transformando-os. É um trabalho que gera renda e trabalho pra diversas famílias, proporciona economia para os cofres públicos e ainda protege o meio ambiente!”

O diretor da escola, Eduardo Altoé, afirma que abordar o tema na infância é importante pois os estudantes estão aprendendo sobre o meio que os cercam. “A conscientização e sensibilização das crianças em relação aos problemas ambientais fomenta o interesse no cuidado e melhoria com o meio ambiente! Dá pra ver, com esse resultado, que nossas crianças abraçaram a ideia!”, afirma.
O projeto foi iniciado em 2021 após sugestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como iniciativa a ser executada na Semana do Meio Ambiente, ação da Prefeitura naquele ano. Com o bom resultado no ano de criação, no início de 2022 o projeto foi incorporado à disciplina “Infância e Natureza”, onde os professores, distribuíram para cada estudante uma garrafinha pet de 600ml, para que estes levassem pra casa e a garrafinha pudesse servir de receptáculo da família para as pilhas usadas.