Geral - 30/12/2022 00:12:00

Prefeitura de Venda Nova auxiliará interessados em participar dos Editais da Cultura 2022

As inscrições terminam às 18 horas do dia 06 de fevereiro de 2023

A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) lançou, na última quarta-feira (07), os Editais da Cultura de 2022. Ao todo, são 14 editais divididos em 48 linhas e que vão contemplar até 439 projetos voltados à produção, difusão e fomento da cultura capixaba. Os editais são realizados com recurso do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e, neste ano, contam com o maior investimento da história: R$ 16,1 milhões, um aumento do orçamento no valor de R$ 2 milhões em relação à última edição. Os munícipes interessados em participar e receber auxílio, podem procurar a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Vila Betânea.

Artistas e demais fazedores culturais de todo o Estado podem se inscrever pela plataforma on-line Mapa Cultural ES até as 18 horas do dia 06 de fevereiro de 2023. Os editais de Culturas Tradicionais, Prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba e Circo Tradicional Capixaba também podem ser enviados por correio, com envio por Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), ou pessoalmente na sede da Secult na mesma data.
Outra novidade é a inclusão de recursos de acessibilidade, pois a Secult adaptou os textos e o design dos conteúdos do Edital, que estão mais inclusivos e simplificados. As linhas de fomento para projetos livres também incluem projetos de formação, capacitação, registro, intercâmbio e memória, além de mostras e festivais, e as novas linhas do Edital de Diversidade Cultural.

Os investimentos na cultura para o próximo ano só estão aumentando. Os Editais da Cultura 2022 somam-se aos dois programas implementados pela atual gestão da Secult: o Programa de Coinvestimentos Fundo a Fundo, divididos em Primeiro Ciclo, em que os recursos do Estado serão transferidos diretamente para as prefeituras e contarão em 2023 com um coinvestimento do Governo do Estado de R$ 5 milhões, e no segundo Ciclo “Patrimônio”, que teve a transferência de recursos de R$ 30 milhões para a revitalização do Patrimônio em 2022; e a Lei de Incentivo à Cultura (LICC), que permite que projetos culturais recebam patrocínio de empresas contribuintes do imposto do ICMS, que terá a destinação de recurso de R$ 15 milhões em 2023.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3636-7115 e (27) 3636-7116, ou no e-mail editais.setoriais@secult.es.gov.br
Leia os editais completos em: secult.es.gov.br