Geral - 09/03/2023 00:03:00

11º aniversário: Centro Cultural e Turístico 'Máximo Zandonadi' passa por revitalização

Ao completar 11 anos de funcionamento em Venda Nova do Imigrante, o Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi está passando por relevante obra de revitalização para garantir conforto aos frequentadores e a conservação do patrimônio público municipal. As ações contemplam tanto a parte externa quanto a interna.

O público que comparecer nesta quinta-feira (09), às 18h30, no evento em comemoração à data, vai sentir a diferença do local. A primeira ação executada pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato foi a do paisagismo do entorno do edifício.

Houve corte da grama, plantio de novas mudas, além da construção de uma calçada no estacionamento e calçamento do estacionamento interno, aos fundos do Centro Cultural.

A segunda etapa da revitalização atende diretamente ao bem-estar do público, principalmente em dias mais quentes. Foram feitas a limpeza, a recarga do gás e a manutenção de peças, a exemplo dos compressores, de todos os 21 aparelhos de ar condicionado do auditório.

A última etapa contempla a troca de todas as folhas da cobertura externa do edifício para evitar o acúmulo de água da chuva nas escadas e no acesso ao auditório. Além disso, a Prefeitura promoveu a limpeza da fachada da construção, com a retirada da poeira e das teias de aranha. É o Centro Cultural de cara nova para receber você, munícipe!

“O Centro Cultural está de cara nova e pronto para receber cada pessoa da nossa comunidade e os queridos visitantes. Aproveito para convidar para o evento desta quinta-feira (09) em comemoração aos seus 11 anos”, ressalta a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Licia Caliman.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, destaca a importância do espaço no Município. "O Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi é um espaço muito especial para Venda Nova do Imigrante, que contribui não só para o desenvolvimento local mas regional. Agradável e receptivo, o nosso espaço reúne diversas ações, que vão desde apresentações culturais, palestras até cursos voltados para a comunidade. É um espaço que deve ser ocupado, sempre com muito carinho e zelo!"

11 Anos de Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi
Em 1998, foi criada a Fundação Máximo Zandonadi, que tinha entre os seus objetivos a construção do Centro Cultural e Turístico, que teria como finalidade a criação de um espaço para atividades de importância cultural, econômico-social e ambiental. A Fundação foi quem buscou os recursos para a obra do local e para a compra de equipamentos, através do bispo Dom Décio Zandonade, filho de Máximo e presidente do Conselho Curador da entidade. A inauguração aconteceu em 2012 e neste ano, o espaço comemora seus 11 anos. Confira a programação abaixo.

O Centro Cultural e Turístico "Máximo Zandonadi" conta no térreo com salas multifuncionais e área destinada à galeria de arte, além de lanchonete, banheiros, copa e sala de administração. No espaço também funcionam as sedes das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Cultura, Turismo e Artesanato. Já no primeiro andar está instalado um teatro/auditório, com 450 lugares e ampla infraestrutura para atender aos mais exigentes eventos sócio-culturais da região. A estrutura está preparada para a realização de eventos como cursos, treinamentos, qualificação profissional, espetáculos, mostras de arte, projeção de cinema e vídeos e apresentações e formação de orquestra e teatro. O prédio possui rampas de acesso para atender às pessoas com deficiência e o teatro/auditório possui cadeiras especiais para obesos.