Geral - 13/03/2023 00:03:00

Convênio entre Prefeitura e Sebrae/ES para tornar Venda Nova destino turístico mais competitivo

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, juntamente com o vice, Tarcísio Bottacin, a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Licia Caliman, e alguns vereadores, receberam, na última sexta-feira (10), na sala de reuniões da Prefeitura, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e sua equipe da agência local, para assinatura do convênio que prevê investimentos no turismo municipal.

O documento contempla consultoria customizada para implantar nova sinalização, iconografia e inventário turísticos de Venda Nova, e criar uma marca coletiva para o município. Além disso, o Sebrae/ES está realizando a revisão geral das leis municipais, por meio de um projeto junto à Câmara Municipal, que visa facilitar a vida do empreendedor local com mais acessibilidade e modernidade.

O objetivo é fomentar o turismo de experiência e tornar Venda Nova mais eficiente na geração de oportunidades e renda. Em resumo, tornar o município um bom lugar para se morar e empreender e um destino acolhedor e completo para o turismo. As ações estão previstas para serem executadas no prazo de um ano e vão servir de modelo para todo o Espírito Santo.

De acordo com Rigo, tratam- se de projetos importantes para alavancar o turismo de Venda Nova, potencializar os empreendimentos e reforçar a marca “Capital Nacional do Agroturismo”. “O Sebrae/ES recebeu o desafio do Sebrae Nacional de transformar o Espírito Santo em Polo do Turismo de Experiência, desenvolvendo metodologia e inteligência para fornecer para todo o Brasil. Estamos aproveitando as portas abertas da Prefeitura de Venda Nova e do governo Paulinho, agora com a chegada da secretária Licia, para potencializar isso. Juntos, vamos trazer o Estado como referência em turismo de experiência, no caso do Sebrae; e Venda Nova sendo nosso celeiro, nosso ambiente de receptivo nesse nosso desafio de entregar ao Brasil boas práticas e projetos na área”, destacou o superintendente.

O prefeito, Paulinho Mineti, destaca que a parceria colaborativa tem 40% de investimentos da municipalidade e 60% do Sebrae/ES e que confia na competência do Sebrae para aplicação da iniciativa turística pioneira. “O Sebrae é um grande parceiro, com trabalho competente, técnico, ágil e moderno. Estamos juntos para Venda Nova fazer jus ao título de ‘Capital Nacional do Agroturismo’”, declarou.

Para Licia Caliman, a parceria com o Sebrae/ES é de extrema relevância, pois coloca Venda Nova como referência no Estado. “O município passa para outro patamar, abrindo as portas para um trabalho pioneiro em iconografia e referências geográficas, que dá outra cara do lugar para o nosso visitante. A uniformização e padronização da sinalização vão facilitar o turista a conhecer Venda Nova e aproveitar o momento dentro das localidades que lhe interessam”.

Leis mais palatáveis

Dentro da proposta se criar um ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo em Venda Nova, o Sebrae/ES propõe que as leis municipais estejam mais palatáveis e acessíveis aos cidadãos.

Segundo Pedro Rigo, o documento, em parceria com a Câmara e a Prefeitura para revisitação da legislação municipal, propõe tirar leis inservíveis do sistema, aglutinar as que têm o mesmo tema e melhorias em outros dispositivos legais, a exemplo dos códigos Tributário e de Postura com base na nova realidade, diferentemente de quando foram criados.

“Com a Câmara disponibilizando essas leis revisitadas, o munícipe vai consultar um arcabouço legal muito mais leve e palatável para tomar decisões e empreender”, concluiu o superintendente do Sebrae/ES.