Geral - 31/05/2023 00:05:00

Polenta Off Road: Venda Nova faz história como sede da maior competição off-road do Brasil

Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas do Espírito Santo, entrou para a história do esporte nacional ao sediar a 7ª edição do Polenta Off Road, de 26 a 28 de maio. Participaram do evento 13 Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Ao todo, 631 esportistas disputaram em seis modalidades, sendo o Enduro a grande novidade desta edição, com a participação de 190 competidores. Além disso, o evento contou com a presença de 165 ciclistas no Bike MTB, 104 atletas no Trail Run e 89 pilotos no Enduro de Regularidade.

Nas modalidades apenas de passeio, o evento recebeu 46 participantes no 4x4 UTV e 37 no Big Trail. Segundo informações do Trail Clube Mata Atlântica (TCMA), organizador do evento, uma nova categoria deverá ser incluída nas próximas edições.

E pela primeira vez, o Polenta Off Road uniu duas competições de motociclismo do Campeonato Brasileiro: o Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Brasileiro de Enduro, este com 19 categorias. A próxima etapa do Brasileiro de Enduro está marcada de 16 a 18 de junho, em Novo Horizonte (SC).

O diretor do Brasileiro de Enduro, Maurício Brandão, ressaltou que essa foi a primeira vez que o Campeonato fez parte de um evento conjunto. "Da nossa parte, foi uma prova muito bem conduzida, com as atenções divididas pelo TCMA, com todos os seus integrantes muito empenhados em fazer tudo da melhor forma. A prova caçula do 'Polenta' marcou presença, conquistou seu lugar e pôde mostrar toda a receptividade da população com os visitantes, provando a vocação turística de Venda Nova".

Com mais de 150 voluntários envolvidos na organização, o Polenta Off Road movimentou o turismo local e regional. A rede hoteleira registrou 100% de ocupação e, só para se ter ideia, muitas reservas foram feitas com até quatro meses de antecedência, demonstrando o sucesso e a popularidade do evento. Além disso, restaurantes e outros estabelecimentos também se beneficiaram com o aumento do fluxo de visitantes.

Roberto Ito, diretor de prova de Enduro de Regularidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), destacou a importância de Venda Nova como sede do evento. "Venda Nova, além de ser Capital Nacional do Agroturismo, neste fim de semana quebrou paradigmas e se tornou Capital Nacional do Off Road duas rodas, por receber, simultaneamente, os campeonatos brasileiros de Enduro e de Enduro de Regularidade. São duas modalidades distintas, mas que trazem pilotos de todo o Brasil. Isso é inédito porque nenhuma cidade do Brasil teve essa coragem e audácia de sediar as duas competições e em um grande centro de eventos".

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, expressou sua satisfação com o sucesso do evento. "O Polenta Off Road superou as expectativas. A vinda do Enduro engrandeceu o evento. Movimenta o turismo, a economia. Foi um sucesso, valorizando o município e o Estado em todo o Brasil. Para nós, isso não tem preço. É uma satisfação da Prefeitura apoiar o evento".

Carlinhos Minet, presidente do TCMA, também comemorou os resultados alcançados. "Nós estamos muito felizes com o que realizamos neste fim de semana. Tivemos muitos atletas e muitos Estados presentes. O evento é grande, movimenta pousadas, hotéis, restaurantes e o agroturismo. Sem contar a Feira da Aventura, juntamente com o Polenta Off Road, com mais de 40 empreendimentos".

O Polenta Off Road é organizado pelo TCMA com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado do Espírito Santo.

OS NÚMEROS DO 7º POLENTA OFF ROAD

- 6 modalidades esportivas, sendo quatro de competição e duas de passeio

- Aproximadamente 1.000 km de trilhas e pistas

- 13 Estados representados