Notícia
Geral - 20/08/2019 14:25:37

Concurso de Café de Qualidade é cancelado

Decisão foi tomada porque houve queda nas notas das amostras; entenda

 

A edição 2019 do Concurso Municipal de Café de Qualidade foi cancelada. O cancelamento foi determinado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) após a constatação de que houve importante redução na média das notas apuradas nas amostras inscritas.

A decisão pelo cancelamento foi feita após o recebimento da avaliação dos cafés, realizada por especialistas. A média geral ficou abaixo do que geralmente é obtido no concurso. “Certamente não foi falha dos produtores, porque a queda nas notas aconteceu em amostras diferentes. Porém, não poderíamos seguir com um evento que premia a qualidade se a média na pontuação que mede essa qualidade ficou abaixo do que sabemos ter capacidade de obter”, explica Alexandre Fileti, secretário de Agricultura.

De acordo com levantamento da Semag, as notas estiveram na faixa de 80 pontos, enquanto a média de edições anteriores do concurso se aproximaram de 90, com grãos superando essa marca, como aconteceu em 2017. “A gente sabe que nossos produtores cultivam cafés de excelente qualidade. A queda na pontuação, possivelmente, ocorreu por causa da colheita antecipada, que não é o recomendado neste caso, e também por questões climáticas, que afetaram todo o Estado neste ano”, continua Alexandre.

Apesar do cancelamento, a qualidade dos cafés de Venda Nova não é uma dúvida. “Lamentamos ter que tomar essa decisão, mas agradecemos muito cada inscrito e parceiros e esperamos fazer no próximo ano um grande concurso com cafés que realmente representem o potencial que nossos produtores têm e já provaram”, conclui o secretário.

 
Nenhum comentário
Escreva um comentário...