Notícia
Geral - 03/09/2019 14:11:49

Venda Nova vai ganhar observatório astronômico

Local é resultado de parceria entre Prefeitura e Ufes. Obras já começaram
Imagem ilustrativa projeta como deverá ficar o observatório após conclusão - Reprodução/GOA-Ufes
Imagem ilustrativa projeta como deverá ficar o observatório após conclusão - Reprodução/GOA-Ufes

 

Venda Nova do Imigrante vai ganhar um observatório astronômico. O sistema será instalado em Alto Caxixe e permitirá que comunidade e instituições acessem imagens do espaço remotamente. Além de observações dos astros, o local também vai abrigar câmeras e estações meteorológicas. A construção já começou.

O observatório é resultado de um convênio entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. “Esse equipamento nos coloca como município referência no que diz respeito a ciências astronômicas, atraindo turistas, alunos, professores, dentre outros”, comenta Fábio Altoé, secretário municipal de Educação.

Este será um dos observatórios mais modernos do país que pode ser controlado à distância, de acordo com Marcio Malacarne, coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes. “Não será preciso estar no local para realizar observação do céu. Além da Universidade, instituições parceiras e a própria comunidade poderão utilizá-lo mediante autorização”, explica Malacarne.

 

Observatório estará posicionado a mil e duzentos metros de altitude - Ascom/PMVNI
Observatório estará posicionado a mil e duzentos metros de altitude - Ascom/PMVNI

 

A etapa de construção está em estado avançado. Depois que a Prefeitura concluir esta fase, caberá à Ufes a instalação dos equipamentos em prazo estimado de seis meses. Quando estiver funcionando, o observatório vai gerar imagens que poderão ser acessadas por qualquer pessoa também pela internet, por meio do site http://www.astro.ufes.br.

 

Parceria pelo conhecimento

A construção e manutenção do observatório é uma iniciativa conjunta da Prefeitura com a Ufes. O convênio de parceria foi firmado no ano passado depois do encontro das instituições na Primeira Feira do Conhecimento, realizada em 2017. Neste ano, a Administração municipal adquiriu o terreno e iniciou as obras no espaço.

A equipe do GOA estará novamente na Feira, que começa nesta quarta (06) e segue até sexta-feira. Clique aqui para saber mais.

1 comentários
Escreva um comentário...
Ueudson Luiz Pimenta - Venda Nova do Imigrante-ES
Vai ser bom a realização desse projecto, me sinto orgulhoso pela concretização, pois foi uma de nossas proposta protocolizado no cartório eleitoral quando lançamos candidatura do Srº. Walter Aguiar Valadão a prefeito e o Srº Ueudson Luiz Pimenta a vice-prefeito pelo partido do PMN a prefeitura desse município em 2016, esse era um projecto pioneiro no município e de nossa campanha e tem muito haver com os nossos ideias na época. Parabéns pela iniciativa e realização.