Notícia
Geral - 02/10/2019 16:39:13

Ações do Outubro Rosa em Venda Nova começam no dia 07

A Secretaria Municipal de Saúde preparou programação especial para as mulheres

Para chamar a atenção das mulheres para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero a Prefeitura de Venda Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas ações em apoio ao movimento Outubro Rosa. As atividades serão realizadas na sede e no interior, a partir da próxima segunda-feira, dia 07.

Durante todo o mês de outubro as unidades de saúde do município vão oferecer às mulheres coleta de exame preventivo e avaliação das mamas. Além disso, cada unidade vai oferecer um dia especial de cuidados com a saúde e bem-estar das pacientes. Serão oferecidos testes rápidos, avaliação odontológica para detecção de câncer de boca, sorteio de brindes, antropometria, palestras, orientações, vacinas, entre outros. Confira a programação completa abaixo.

Segundo a enfermeira responsável pela saúde da mulher de Venda Nova, Núbia Manhago, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. “Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos”, explica.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. Em 2018 foram 59 mil novos casos. Já o câncer de colo do útero vem em terceiro lugar, com 16 mil novos casos no ano passado.

A principal arma contra a doença é o diagnóstico precoce. Por isso as mulheres devem realizar o exame preventivo anualmente e ficar atentas a qualquer mudança nas mamas. Também é indicado realizar a mamografia anualmente a partir dos 50 anos.

Cuidando de si e do outro

Uma novidade para este ano é que as mulheres de Venda Nova que atuam na área da saúde terão um momento exclusivo. A palestra “Cuidando de si e do outro”, será ministrada pela psicóloga Fabiana Davel Canal, no dia 08, às 14 horas, no auditório do Senac de Venda Nova.   

 

Nenhum comentário
Escreva um comentário...