Notícia
Geral - 02/06/2020 14:56:20

Prefeitura orienta população em situação de rua

Equipes fizeram mais de 200 abordagens neste ano

 

A população em situação de rua é um desafio para todas as comunidades e, em Venda Nova do Imigrante, não é diferente. A existência de pessoas nessas condições exige que todos tomemos atitudes para resgatar a cidadania desses brasileiros. Em Venda Nova, a Prefeitura, por meio do Creas, realiza ações frequentes para amenizar o problema, mas a participação da sociedade é fundamental.

Embora seja um ato que demonstra solidariedade, dar esmolas não ajuda quem está em situação de rua. “O ideal é que essas pessoas sejam encaminhadas para o Creas. Lá, nós realizamos encaminhamento para saúde, busca da família ou até fornecimento de passagem quando ela deseja voltar para sua terra”, explica Wagner Nodare de Oliveira, coordenador do Creas.

 

 

As secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e Saúde (SMS) realizaram no mês de maio mais de 60 abordagens nas ruas. Nos atendimentos, foi aferida a pressão arterial, medida a taxa de glicose no sangue e distribuídas máscaras para prevenção do coronavírus. De janeiro a maio, foram mais de 200 atendimentos e abordagens.

 

Quem são as pessoa em situação de rua em Venda Nova

A SMAS acompanha com frequência as pessoas em situação de rua no Município. Na maior parte, elas estão de passagem. Algumas têm família, mas não desejam retornar para suas casas. Nessas condições, a Prefeitura não pode obrigar esse cidadão a se mudar, pois todos temos direitos assegurados por leis.

Por isso, é importante que a comunidade vendanovense mude seus hábitos e, em vez de esmolas, encaminhe essas pessoas para o Creas. Assim, a Prefeitura poderá contribuir e auxiliar nas necessidades de cada uma. O telefone do Creas para mais informações é o (28) 3546-3119. Lembre-se: se você presenciar situações que envolvam atos contra a lei, acione a Polícia Militar pelo telefone 190.

 

Nenhum comentário
Escreva um comentário...