Notícia
Geral - 21/07/2020 15:49:03

Comércio funciona normalmente, mas com prevenção

Toda a comunidade deve fazer sua parte para prevenir e evitar aumento no número de casos

 

Venda Nova do Imigrante foi considerada como “risco baixo” para Covid-19 segundo o Mapa de Risco do Governo do Estado. A classificação é atualizada toda semana e pode ser revista. Isso significa que toda a comunidade deve fazer sua parte para prevenir e evitar aumento no número de casos. O comércio pode seguir funcionando sem limitação de horários, mas com medidas adequadas.

Conforme determinação do Estado, em municípios classificados como “risco baixo”, podem funcionar “todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 (um) cliente por 10m2 (dez metros quadrados)”. Na mesma norma, também é determinada a obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, além de distanciamento social em filas.

 

Agora é o momento de prevenir

A classificação utilizada pelo Estado não indica se há maior ou menor possibilidade de contaminação no Município. O risco leva em conta a capacidade de tratar os pacientes que tiverem seus casos agravados. Por isso, é preciso continuar seguindo todas as medidas de prevenção que já conhecemos. Se a comunidade não fizer sua parte, Venda Nova pode ser classificada novamente como risco “moderado”, “alto” ou “extremo” e ações de restrição de circulação e funcionamento de estabelecimentos poderão ser novamente exigidas.

 

O que não podemos esquecer

Para preservar a segurança de todos, os cuidados exigidos já são conhecidos, mas nunca é demais relembrar:

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente.

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

- Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção facial com as mãos não higienizadas.

- Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

- Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

- Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.

- Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

- Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Nenhum comentário
Escreva um comentário...