Secretaria: Educação e Cultura

Secretário:  Fábio Altoé

Telefone: (28) 3546-1147

e-mail: educacao@vendanova.es.gov.br

Horário de funcionamento: de 7h às 16h.

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem como âmbito de ação o planejamento, a coordenação, a execução e o controle das atividades educacionais do Município, referentes a orientação, supervisão e administração do sistema de educação, biblioteca, bem como as ações relacionadas a promoção das atividades culturais do Município. Também exerce fundamental missão na execução do plano municipal de educação, manutenção dos programas de transporte escolar e merenda escolar.

MISSÃO

Constituir uma rede de ensino que proporcione aos alunos condições de aprender a construir seus conhecimentos, com mediação de todos os envolvidos, para conviver e atuar criticamente na sociedade dentro dos princípios de respeito e solidariedade. 

VISÃO

Ser referência na área da educação como uma rede de ensino que promova  a construção do conhecimento de todos os envolvidos no processo educativo.

VALORES

Construção de conhecimentos, pensamento reflexivo,  autonomia, convivência e  mediação.

 

Endereço: Av. Domingos Perim 332 - Sala 101 - Centro - Venda Nova do Imigrante/ES - 29375-000


Clique no arquivo para acessá-lo
EDITAL 002.2017 - RESULTADO FINAL DIRETOR E COORDENADOR ESCOLAR
14/12/2017
.pdf
Circular 004-2017
11/12/2017
.pdf
Portaria 16-2017 - Portaria Processo de Remoção
11/12/2017
.pdf
COMUNICADO REMOÇÃO POR PERMUTA
7/12/2017
.pdf
EDITAL Nº 002 - 2017
29/11/2017
.pdf
EDITAL 002-2017 DIRETOR E COORDENADOR
10/11/2017
.pdf
Edital 004-2017
6/11/2017
.pdf
Edital 003-2017
6/11/2017
.pdf
Errata 001-2017 do edital 001-2017 Processo Seletivo Público
25/10/2017
.pdf
Edital processo seletivo 001-2017
20/10/2017
.pdf
Ofício inscrições PNAIC
6/9/2017
.pdf
FICHA FPE - cursista
8/8/2017
.doc
Edital de Cadastramento 04_2017
26/6/2017
.pdf
Edital de Cadastramento 03_2017
26/6/2017
.pdf
Portaria de Convocação DT Segundo Semestre 2017
23/6/2017
.pdf
PORTARIA 10/2017
14/6/2017
.pdf
PORTARIA 9_2017
7/6/2017
.pdf
Portaria 08_2017
19/5/2017
.pdf
Portaria 007_2017
15/5/2017
.pdf
Edital de Cadastramento 002_2017
15/5/2017
.pdf
CALENDÁRIO ESCOLAR 2017
4/4/2017
.pdf
Portaria 006/2017 - Normas internas para uso do ônibus escolar
31/3/2017
.pdf
COMUNICADO VAGAS FLOR DE IPÊ
23/3/2017
.pdf
EDITAL DE CADASTRAMENTO 001_2017
14/2/2017
.pdf
Portaria 02_2017 - Localização Provisória
18/1/2017
.pdf
Proposta Curricular para o Ensino Fundamental
23/12/2016
.pdf
Trabalho de campo e observação da prática
14/12/2016
.pdf
Reuniões de pais parceria entre escola e família
14/12/2016
.pdf
Relatórios de aprendizagem na educação infantil
14/12/2016
.pdf
Protocolos de saúde para a educação infantil
14/12/2016
.pdf
Projeto fomento a leitura na educação infantil
14/12/2016
.pdf
Portfólio individual na educação infantil
14/12/2016
.pdf
Os espaços escolares como ambientes de aprendizagem
14/12/2016
.pdf
Orientações curriculares educação infantil
14/12/2016
.pdf
Organização da rotina de trabalho dos coordenadores técnico-pedagógicos, pedagogos, diretores e professores
14/12/2016
.pdf
Leitura um valor para essa rede
14/12/2016
.pdf
Formação continuada na rede municipal de educação
14/12/2016
.pdf
Disponibilização e utilização dos acervos bibliográficos na escola
14/12/2016
.pdf
Conselho de classe - espaço de reflexão
14/12/2016
.pdf
Avaliação institucional - indicadores de qualidade na educação
14/12/2016
.pdf
Atendimento educacional especializado (AEE) garantias e orientações legais
14/12/2016
.pdf
Adaptação e transição na escola
14/12/2016
.pdf
Ações de acompanhamento e manutenção da prática através das pautas com observáveis
14/12/2016
.pdf
PORTARIA 018-2016 INSCRIÇÕES PROCESSO DE REMOÇÃO
18/11/2016
.pdf
EDITAL PROCESSO DE REMOÇÃO 2016
18/11/2016
.pdf
Regimento Comum das Escolas
25/10/2016
.pdf
DADOS DAS ESCOLAS VENDA NOVA DO IMIGRANTE
25/10/2016
.pdf
Plano Municipal de Educação
25/10/2016
.pdf
EDITAL DE CADASTRAMENTO 2016 - 2017 PARA VAGAS NAS EMEIS ESCOLAS E CRECHES
20/10/2016
.pdf
EDITAL 001 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NAS EMEIS - CRECHES MUNICIPAIS
9/3/2016
.pdf
EDITAL 007 RESULTADO FINAL DO CADASTRAMENTO PARA MATRÍCULAS 2016
11/12/2015
.pdf
EDITAL Nº 009 - 2015 DA EDUCAÇÃO SOBRE MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS
18/11/2015
.pdf
EDITAL 007 - 2015 DE CADASTRAMENTO PARA VAGAS NAS CRECHES MUNICIPAIS 2016
10/11/2015
.pdf
EDITAL 003 LISTRA TRIPLICE RESULTADO FINAL DIRETOR ESCOLAR
9/11/2015
.pdf
EDITAL 003 LISTRA TRIPLICE RESULTADO PRELIMINAR DIRETOR ESCOLAR
9/11/2015
.pdf
EDITAL 003 LISTRA TRIPLICE RESULTADO PRELIMINAR COORDENADOR ESCOLAR
9/11/2015
.pdf
RESULTADO APÓS RECURSO DO EDITAL 003 DIRETOR E COORDENADOR ESCOLAR
3/11/2015
.pdf
ERRATA 003 - EDITAL DIRETOR E COORDENADOR 2015
29/10/2015
.pdf
PORTARIA Nº 009 - 2015 - LISTA TRÍPLICE
29/10/2015
.pdf
RESULTADO PRELIMINAR DIRETOR E COORDENADOR ESCOLAR - EDITAL 003-2015
27/10/2015
.pdf
ERRATA 002 DO EDITAL 003 - DIRETOR E COORDENADOR ESCOLAR 2015
27/10/2015
.pdf
ERRATA 001 DO EDITAL 003-2015 LISTA TRÍPLICE PARA DIRETOR E COORDENADOR 2015
26/10/2015
.pdf
EDITAL 003-2015 NORMAS DA LISTA TRIPLICE PARA DIRETOR E COORDENADOR ESCOLAR
9/10/2015
.pdf
EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES EMEI JAMES YUNG
7/8/2015
.pdf
EDITAL DE CADASTRAMENTO VAGAS REMANESCENTES EMEI CENTRO 004-2015
22/7/2015
.pdf
EDITAL RESULTADO DAS VAGAS REMANESCENTES NAS CRECHES MUNICIPAIS PARA 2015
27/3/2015
.pdf
EDITAL DE CADASTRAMENTO PARA VAGAS REMANESCENTES NAS CRECHES MUNICIPAIS 2015
11/3/2015
.pdf
RESULTADO FINAL DO CADASTRAMENTO PARA VAGAS EMEIS-CRECHES 2015'
10/12/2014
.pdf
EDITAL 008-2014 CADASTRAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS EMEIS-CRECHES 2015
27/11/2014
.pdf
RESULTADO DA MANIFESTAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR DA EMEF ATÍLIO PIZZOL
26/11/2014
.pdf
PROCESSO DE REMOÇÃO 2014 - ERRATA 003
24/11/2014
.PDF
PROCESSO DE REMOÇÃO 2014 - RESULTADO FINAL APÓS RECURSO
24/11/2014
.PDF
PROCESSO DE REMOÇÃO 2014 RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
18/11/2014
.pdf
DECLARAÇÃO DE OCUPAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE VAGAS EMEIS-CRESCHES 2015
18/11/2014
.pdf
PROCESSO DE REMOÇÃO - ERRATA 002-2014 - CRITÉRIOS ATRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO
13/11/2014
.pdf
PROCESSO DE REMOÇÃO 2014 QUADRO DE VAGAS
12/11/2014
.pdf
ERRATA 001-2014 - PROCESSO REMOÇÃO 2014
6/11/2014
.pdf
EDITAL 0072014 SEMEC - PROCESSO DE REMOÇÃO 2014
5/11/2014
.pdf
PORTARIA Nº 019-2014 - CONCURSO DE REMOÇÃO
5/11/2014
.pdf
EDITAL 004 - PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES LISTA TRÍPLICE COORDENADOR E DIRETOR ESCOLARES
15/10/2014
.pdf
ERRATA 003 EDITAL COMPOSIÇÃO DA LISTA TRÍPLICE DE DIRETOR E COORDENADOR
9/10/2014
.pdf
ERRATA 002 EDITAL COMPOSIÇÃO DA LISTA TRÍPLICE DE DIRETOR E COORDENADOR
8/10/2014
.pdf
ERRATA 001 EDITAL PARA COMPOSIÇÃO DA LISTA TRÍPLICE DE DIRETOR E COORDENADOR ESCOLAR
3/10/2014
.pdf
EDITAL PARA COMPOSIÇÃO DA LISTA TRÍPLICE DIRETOR E COORDENADOR ESCOLAR
26/9/2014
.pdf
TABELA DE MATRICULAS DE VAGAS REMANESCENTES DAS CRECHES MUNICIPAIS
30/4/2014
.pdf
EDITAL 005 2014 PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NAS CRECHES MUNICIPAIS
14/4/2014
.pdf
EDITAL 0042014 RESULTADO POR ESCOLA DO CADASTRAMENTO DE NOVAS VAGAS NAS CRECHES MUNICIPAIS
6/3/2014
.pdf
EDITAL Nº 042014 CADASTRAMENTO DE NOVAS VAGAS NAS CRECHES MUNICIPAIS
17/2/2014
.pdf
EDITAL DE SELEÇÃO 0322013 ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS GÊNERO E RAÇA
19/12/2013
.PDF
ERRATA DO EDITAL DE SELEÇÃO 0322013 ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS GÊNERO E RAÇA
19/12/2013
.PDF
EDITAL 0042013 EDUCAÇÃO - ERRATA 001 DO PROCESSO DE REMOÇÃO DE PROFESSORES
18/12/2013
.PDF
EDITAL 0042013 EDUCAÇÃO - RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE REMOÇÃO APÓS RECURSOS
18/12/2013
.pdf
EDITAL Nº 0032013 SEMEC RESULTADO CADASTRO DE VAGAS NAS CRECHES MUNICIPAIS 2014
13/12/2013
.pdf
EDITAL 0042013 EDUCAÇÃO - RESULTADO DO PROCESSO DE REMOÇÃO DE PROFESSORES
12/12/2013
.pdf
EDITAL 0052013 EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA PROFESSOR DT
10/12/2013
.PDF
EDITAL Nº 0032013 SEMEC CONVOCAÇÃO PARA CADASTRO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE VAGAS NAS CRECHES MUNICIPAIS 2014
10/12/2013
.pdf
EDITAL 0042013 PROCESSO DE REMOÇÃO DE PROFESSORES
29/11/2013
.pdf
Edital 003 - Resultado final processo seletivo professor DT 2012
7/1/2013
.pdf
Edital 002 Divulgação Processo Seletivo Público Professor DT 2012
2/1/2013
.pdf
EDITAL 001 Processo Seletivo DT 2012
20/12/2012
.pdf
Pós-Graduação
25/7/2012
.pdf
Manual do Candidato ps 39-2012
25/7/2012
.pdf
Edital 39-2012
25/7/2012
.pdf
Calendário Letivo

Para acessar o Calendário Letivo, clique aqui.

Estrutura de funcionamento

 

ESCOLAS MUNICIPAIS

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

PÚBLICO

UNIDADE EXECUTORA (UEX)

RESPONSÁVEL

EMEI James Yung

 

Vila Dordenoni, s/n, Caxixe Frio, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 16h

Tel:(28) 3546-5206

Celular (28) 99925-8053

Email: escolajamesyung@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Creche integral

Nome:

Conselho de Escola da Emei James Yung

CNPJ:

18.415.451/0001-55

Lucilene Sofiate Nunes

 

EMEI Vila da Mata

 

Rua das Palmas, n°35, Vila da Mata Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 16h

Tel:(28) 3546-3245

Celular (28) 99930-3245

Email: escolaviladamata@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Creche integral

Nome:

Conselho de Escola da Emei Vila da Mata

CNPJ:

18.246.028/0001-79

Danusa Zocoloto Uliana

 

EMEI Vovó Helena Sossai  I

 

Rua Libério Zandonadi, n°85,Vila Betânea, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 16h

Tel:(28) 3546-2746

Celular (28) 99937-3620

Emai: escolavovohelenasossai@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Creche integral

Nome:

Conselho de Escola da
Escola Vovó Helena Sossai

CNPJ:

18.216.603/0001-90

Maria Sidnei Priori do Carmo

 

EMEI Vovó Helena Sossai II

 

Rua Giobbi Zandonadi, n°305,Vila Betânea Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 16h

Tel:(28) 3546-3620

Celular (28)99920-2746

Email: escolavovohelenasossai@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Creche integral

EMEI Vovó Elvira

 

Rua Nona Vitória, s/n,São João de Viçosa Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 16h

Tel:(28) 3546-3933

Celular (28): 99955-3933

Email: escolavovoelvira@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Creche integral

Nome:

Conselho de Escola da Emei Vovó Elvira

CNPJ:

18.386.098/0001-22

Gerciete Aparecida de Sousa Lino

EMEI Flor de Ipê

 

Rua Elizabeth Perim,n°100,São Pedro Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 16h

Tel:(28) 3546-3941

Celular (28) 99979-3941

Email: emeiflordeipe@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Creche integral

EM TRAMITAÇÃO

 

Maria Perpétua Seraphin

EMEI Jardim Camargo

 

Rua São Francisco de Assis, s/n, Camargo Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 16h

Tel:(28) 3546-4028

Email: escolajardimcamargo@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Creche integral

Nome:

Conselho de Escola da Emei Jardim Camargo

CNPJ:

18.587.107/0001-43

Débora Delpupo Martinusso

EMEI Antenor Honório Pizzol

 

Avenida 24 de Junho, s/n, São João de Viçosa, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 17h00min

Tel:(28) 3546-6615

Celular (28) 99911-6615  

Email: escolafundamentalhonorio@vendanova.es.gov.br

 

Educação Infantil– Pré-escola

 

Educação Infantil– Creche parcial

Nome:

Conselho de Escola da Emei Antenor Honorio Pizzol

CNPJ:

18.396.336/0001-80

Dalcina Aparecida Ferreira Pinto Bellon

 

EMEI Antônio Roberto Feitosa

 

Avenida Tapera,771, Tapera, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 17h00min

Tel:(28) 3546 – 2676

Celular (28) 99993-7459

Email: escolainfantilarf@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Pré-escola

 

Educação Infantil– Creche parcial

Nome:

Conselho de Escola da Emei Antônio Roberto Feitosa

CNPJ:

18.216.600/0001-57

 

Carolina Dalva Mareto Vargas

 

EMEI Caxixe

 

Localidade Caxixe, s/n, Caxixe, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 17h00min

Tel:(28) 3546-5139

Celular (28) 99956-3919

 Email: escolainfantilcaxixe@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Pré-escola

 

Educação Infantil– Creche parcial

EM TRAMITAÇÃO

 

Rosane Aparecida da Silva Dadalto

 

EMEF Atílio Pizzol

 

Rodovia Br 262,s/n,Km110,São João de Viçosa, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 17h00min

Tel:(28) 3546-6545

Celular (28) 99933-7626  

Email: escolafundamentalatilio@vendanova.es.gov.br

Ensino Fundamental

(1º ao 9º ano)

Nome:

Conselho de Escola da Emef Atílio Pizzol

CNPJ:

03.394.460/0001-30

Cristiano Dias Florindo

 

EMEF Caxixe

 

Localidade Caxixe,s/n, Caxixe, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 17h00min

Tel:(28) 3546-5230

Celular (28) 99920-8643

 Email: escolafundamentalcaxixe@vendanova.es.gov.br

Ensino Fundamental

(1º ao 9º ano)

Nome:

Conselho de Escola da Escola de 1º Grau Caxixe

CNPJ:

01.917.221/0001-91

Carlos Alberto Daré

EMEIEF Pindobas - Sede

 

Rodovia Pedro Cola,s/n,Km08,Pindobas, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Funcionamento: 7h as 17h00min

Tel:(28) 3546-6104

Celular (28) 99952-1105

Email: escolafundamentalpindobas@vendanova.es.gov.br

Ensino Fundamental

(1º ao 9º ano)

Nome:

Cooperativa Escolar de Pindobas

CNPJ:

01.919.545/0001-69

Cleumar Luis Maretto

 

EMEIEF Pindobas – Anexo Vargem Grande

 

Rodovia Giovani Andreão, s/n,Zona Rural,Vargem Grande, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

 

Funcionamento: 7h as 17h00min

Tel:(28) 3546-6108

Email: escolainfantilvgrande@vendanova.es.gov.br

Educação Infantil– Pré-escola

 

Educação Infantil– Creche parcial

 

 

ESCOLAS ESTADUAIS

 

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

PÚBLICO

UNIDADE EXECUTORA (UEX)

RESPONSÁVEL

EEEF Domingos Perim

 

 

Rua La Ville, 134 – Centro, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 17h

 

Tel: (28) 3546-1608

Celular (28) 99987-1662

Email: escoladomingosperim@sedu.es.gov.br

Ensino Fundamental

 

Nome:
Conselho de Escola da Escola Estadual de Ensino

CNPJ:

03.327.656/0001-01

Maristela Broedel

EEEF Liberal Zandonadi

 

 

Rua Dom João Batista, 51 – Vila Betânea, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

 

Horário de Funcionamento: 7h as 22h30min

 

Tel: (28) 3546-1981

Celular (28) 99985-4142

 

Email: escolaliberal@sedu.es.gov.br

Ensino Fundamental

 

Nome:

Conselho de Escola da Escola Estadual de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi

CNPJ:                             03.317.777/0001-72

Solimar Giestas Paiva Lopes

EEEFM Fioravante Caliman

 

 

Av. Evandi Américo Comarela,675, Centro, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Horário de Funcionamento: 7h as 22h30min

 

 

Tel: (28) 3546-2511

Celular (28) 99912-1008

 

Email: escolafioravantecaliman@hotmail.com

Ensino Fundamental e Médio

 

Nome:

Conselho de Escola EEEFM Fioravante Caliman

CNPJ:

03.358.307/0001-57

Celina Januário Moreira

 

 

ESCOLAS PARTICULARES

 

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

PÚBLICO

RESPONSÁVEL

Fundação Educativa e Cultural Deolindo Perim

 

Rua dos Antúrios, 99 – Vila da Mata, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 17h

 

(28) 3546-1919

Celular (28)99986-1100
fdperim@gmail.com

Educação Infantil ao Médio

Ana Lucia Ceschim Perim

COOPEDUCAR – Centro de Educação e Cultura “Saber”

 

 

 

Rua das Paineiras, 26, - Vila Betânea, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 18h

 

 

(28) 3546-2033

 

Celular (28) 99938-2738

 

coopeducar@hotmail.com

Educação Infantil ao Médio

José Adelso Viçosi

 

 

POLO UAB

 

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

PÚBLICO

RESPONSÁVEL

Polo Municipal de Apoio Presencial da UAB Venda Nova do Imigrante - ES

Av. Evandi Américo Comarella, 385, 3º Piso da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Centro.

Horário de Funcionamento: 12h às 22horas

 

(28) 3546-1369
coorduabvni.es@hotmail.com

Superior – semipresencial e pós graduação

 

Silvia Aparecida de Carvalho Scussulin

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE

 

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

PÚBLICO

RESPONSÁVEL

FAVENI – Faculdade de  Venda Nova do Imigrante - ES

Av. Angelo Altoé, nº 888, Bairro Santa Cruz, Venda Nova do Imigrante, Centro.

Horário de Funcionamento: 12h às 22horas

 

(28) 3546-3349
secretaria@faveni.edu.br

Superior – semipresencial e pós graduação

 

Adrieli Aparecida Rossi

 

 

APAE

 

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

PÚBLICO

RESPONSÁVEL

APAE – Associação de Pais e Amigos dos  Excepcionais. Mantenedora do Centro de Atendimento  Educacional Especializado “Jutta Batista da Silva”

 

 

Rua Egídio Zandonadi, 90 – Bananeira, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 16h.

 

(28) 3546-1355

Celular (28) 99886-2901
apaevni@gmail.com.br

Atendimento Educacional Especializado

Dulcila Falqueto Lourenzone

 

 

ESCOLA FEDERAL

 

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

PÚBLICO

UNIDADE EXECUTORA (UEX)

RESPONSÁVEL

IFES – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia  do Espírito Santo. Campos  Venda Nova do Imigrante,

Ensino Médio, Técnico e Superior.

 

 

 

 

Av. Elizabeth Mineti Perim – S/Nº - bairro São Rafael, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 22h10 min.

 

(28) 3546-8600
gabinete.vni2@ifes.edu.br

Ensino médio, técnico e superior.

 

CNPJ:10.838.653/0013-31

 

Aloísio Carnielli

 

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL

 

INSTITUIÇÃO

ENDEREÇO

CONTATOS

RESPONSÁVEL

Biblioteca Pública Municipal Prof. Benito Caliman

 

Rua N. S. de Lourdes, S/Nº - bairro São Rafael, Venda Nova do Imigrante, ES.

 

Horário de Funcionamento: 7h às 17h.

 

 

(28) 3546-3950
biblioteca@vendanova.es.gov.br

Coordenadora: Luciana Vilastre Minto

 

Bibliotecária: Sandra Kuster

Histórico da rede de ensino

 REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES

 

Venda Nova do Imigrante, município colonizado por imigrantes italianos, foi emancipado em 10 de maio de 1988, pelo Decreto-Lei nº 4.069. Embora não existisse, na época, uma efetiva rede municipal de ensino, em Venda Nova já havia muitas escolas, várias delas em locais de difícil acesso, com número reduzido de alunos, e apenas algumas pertenciam à Prefeitura de Conceição do Castelo, município-mãe de Venda Nova. A maioria dessas escolas estava subordinada à rede estadual de ensino.

Nas décadas de 80 e 90, o Estado passava por muitas turbulências, inclusive na educação, e por isso implantou-se o sistema de nucleação das escolas, visando diminuir gastos. Desativavam-se escolas singulares, pouco producentes e implantava-se o sistema de transporte escolar. Assim, a prefeitura de Venda Nova, após a nucleação, ficou com menos de duzentos alunos, porque escolas municipais foram desativadas, indo os alunos para escolas estaduais, melhores equipadas. Era difícil gastar os recursos da educação do antigo Fundo Nacional para o Ensino Fundamental – FUNDEF, pois havia poucos alunos no ensino fundamental, enquanto que a educação infantil dependia de recursos do próprio município.

Em 1985, foi criada a primeira creche, em São João de Viçosa, Vovó Elvira, que era mantida pela LBA – Legião Brasileira de Assistência, órgão federal, posteriormente, extinto, e administrada pela Associação Pró-Melhoramento de São João de Viçosa. As crianças de quatro meses a 6 anos eram atendidas com foco nos cuidados básicos, como alimentação, sono, banho e brincadeiras.

No dia 07 de dezembro de 1987, através do Decreto nº 202/87, a creche Vovó Elvira passou a ser um logradouro público e em 1988, após a emancipação política, passou a ser mantida pela Prefeitura Municipal.

Em 30 de janeiro de 1988, foi criada a primeira escola na sede do município, Vovó Helena Sossai, pelo então prefeito, Nicolau Falchetto. No entanto, já existiam salas de aula de educação infantil, instituídas pelo benemérito casal, Antônio Roberto Feitosa e Brígida Bernabé Feitosa, que eram conveniadas com o Estado.

Em 1991, no dia 12 de dezembro, pelo Decreto nº 1.119, foi criada e transferida para um prédio novo, na Vila Betânea, a creche Vovó Helena Sossai, desvinculando-se do prédio da Rua Elizabete Perim, que passou a ser apenas escola da educação infantil, Antônio Roberto Feitosa, atendendo crianças de cinco e seis anos. Estava instalada a educação infantil em Venda Nova do Imigrante. Mesmo criando escolas infantis, o município continuava com poucos alunos, por causa da nucleação nas escolas polos, todas pertencentes à rede estadual de ensino.

Em 1997, o Estado forçou os municípios a assumirem mais compromissos com o ensino fundamental e, a partir de1º de fevereiro de 1998, as escolas do primeiro grau do Caxixe, e de Pindobas, de acordo com o Decreto nº 754/98, foram municipalizadas, passando a se chamar respectivamente, Escola Municipal do Ensino Fundamental do Caxixe e Escola Municipal do Ensino Fundamental de Pindobas.

Em 1º de setembro de 2005, pelo Decreto nº 1.231/05,a escola estadual, Atílio Pizzol, foi também municipalizada, passando a se chamar Escola Municipal do Ensino Fundamental Atílio Pizzol, integrando-se às escolas da rede municipal de ensino de Venda Nova.  Outras escolas de educação infantil foram sendo criadas ao longo desses vinte e oito anos de emancipação: a escola de educação infantil Antenor Honório Pizzol; a escola de educação infantil de Vargem Grande; a escola de educação infantil do Caxixe. Além da creche Jardim Camargo, Vila da Mata, James Yung e Flor de Ipê. A partir de 2009, todas as creches foram transformadas em escolas e existe, hoje, um eficiente trabalho pedagógico com crianças a partir de seis meses de idade. Atualmente, essa rede é composta por 12 escolas, com 1.309 alunos no ensino fundamental, 706 na educação infantil de três a cinco anos, e 402 crianças de seis meses a três anos de idade nas creches. Um total de 2.417 alunos regularmente matriculados e frequentando assiduamente as escolas.

Fazendo parte dessa história, o município teve sua trajetória marcada pelos secretários de educação:  David Conti Hupp, Gervásio Ambrosim, Fábio Altoé, Edson Zandonadi e Maria Cristina Paste Perim. Atualmente, o responsável pela pasta é o Sr. Gervásio Ambrosim.

Organograma da Secretaria de Educação e Cultura

                  GESTÃO EDUCACIONAL COM FOCO NO APRENDIZADO DO ALUNO    

Título: 
   
 

Organograma circular – caracteriza-se por ressaltar a importância do trabalho em equipe em prol da aprendizagem dos alunos.

 

COMO CADA MEMBRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?

Gerência administrativa

  • Articular a contratação de servente, professor, auxiliar de sala, secretário escolar e estagiário.
  • Gerenciar todas as atividades administrativas, como: avaliações, editais, reuniões, compras e outros.
  • Inspecionar periodicamente as condições administrativas, legais e funcionais das escolas.
  • Articular ações entre o setor pedagógico e o setor administrativo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Coordenação de esporte escolar

  • Atender as necessidades dos profissionais de educação física na aquisição de materiais para ministrarem as aulas.
  • Organizar os jogos escolares na etapa municipal, estadual e nacional.
  • Acompanhar as atividades do Projeto Campeão de Futuro, na modalidade atletismo.

Nutricionista

  • Garantir o aprendizado do aluno através da oferta de uma alimentação saudável, variada e rica em nutrientes.
  • Realizar formação da equipe de manipuladores de alimentos com foco na educação nutricional.
  • Coordenar o recebimento, a guarda, a distribuição e o controle da merenda escolar.

Servente

  • Dar suporte nas reuniões e nos encontros de formação, organizando o espaço e o lanche.
  • Garantir a limpeza e organização do espaço da SEMEC.
  • Organizar os materiais, como: livros, fantasias e outros.
  • Controlar o empréstimo de materiais.

Secretário de educação

  • Coordenar a política municipal de educação e supervisionar sua execução nas instituições que compõem sua área de competência.
  • Garantir igualdade e condições para o acesso e a permanência dos alunos nas escolas.
  • Primar pela qualidade do ensino público municipal.
  • Colaborar para que todas as ações da SEMEC cheguem nas instituições de ensino com mais qualidade e leveza, de maneira que os funcionários e alunos vivam e ajam com mais autonomia.

Agente administrativo

  • Garantir que os programas federais sejam executados nas escolas.
  • Organizar a documentação de todos os funcionários da educação.
  • Organizar a documentação da SEMEC, como: ofícios, portarias, entre outros.
  • Coordenar as avaliações funcionais.
  • Capacitar a comunidade escolar quanto aos programas e uso das verbas federais.
  • Cadastrar e acompanhar os alunos que utilizam o transporte universitário.

Recepcionista

  • Recepcionar pessoas, procurando identificá-las, averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações, agendar horários, receber recados e encaminhá-los para a pessoa ou setor procurado.
  • Manter atualizada a lista de contatos das escolas e instituições.
  • Controlar o empréstimo de livros e materiais.

Coordenação técnico-pedagógica

  • Realizar a formação continuada em rede.
  • Realizar, com regularidade, o trabalho de campo.
  • Elaborar os documentos orientadores da prática pedagógica.
  • Participar da elaboração e do acompanhamento dos editais.
  • Coordenar e apoiar as ações referentes a educação inclusiva.

Motorista

  • Transportar a equipe da secretaria nos trabalhos de campo.
  • Entregar alimentos, materiais pedagógicos e de limpeza.
  • Colaborar nas ações cotidianas internas da SEMEC.

Coordenação de atividades administrativas

  • Viabilizar a aquisição de materiais para atender as propostas pedagógicas das escolas.
  • Viabilizar a manutenção das escolas e reparos executados por outras secretarias.
  • Controlar os materiais de uso didático e permanente em articulação com a Secretaria Municipal de Administração.

Estagiário

  • Apoiar na organização do arquivo de documentos e cuidar do acervo literário, bem como, atender ao público na recepção.
  • Auxiliar nas atividades administrativas.
  • Dar suporte nas atividades referentes à informática.

Psicopedagogo

  • Realizar formações dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula regular.
  • Realizar reuniões com o trio gestor para traçar ações que viabilizem o atendimento adequado às crianças e adolescentes que apresentam dificuldade de aprendizagem.
  • Realizar assessoramento às famílias dos alunos, com informações necessárias ao esclarecimento das necessidades educacionais e de cuidados especiais.
  • Encaminhar à área de saúde (neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, etc.) os alunos com suspeita de transtorno de aprendizagem.
  • Ministrar palestras, nas escolas com temas solicitados pelos diretores.

 

QUADRO FUNCIONAL - 2017

Nome

Situação Funcional

Função

1

Adriano Camporez

Contratado

Motorista

2

Alicio Zambom Zanon

Efetivo

Motorista

3

André Luiz Liberato Rocha

Comissionado

Coordenador de Esportes

4

Christine Lilian Bossois Andrade Peterle

Contratada

Psicopedagoga

5

Cristiane Scabelo Galavotti

Efetiva

Auxiliar de  Secretaria

6

Elenice Falqueto Zardo

Efetiva

Agente administrativa

7

Fábio Altoé

Comissionado

Secretario

8

Jaqueline Da Penha Gueller Ribeiro

Efetivo/Comissionado

 Coordenadora técnico-pedagógica (ensino fundamental)

9

Jessia Viana Da Siva

Efetiva

Professora PA

10

Luciana Sarti

Efetiva

Servente

11

Luiz Henrique Araújo

Efetivo

Motorista

12

Mariana de Freitas Leal

Efetiva

Nutricionista

13

Monique Carari Faé

Contratada

Nutricionista

14

Renan Cézar Altoé Machado

Efetivo

Agente administrativo

15

Tais de Oliveira

Contratada

Agente administrativa

16

Zione Elena Falqueto 

Efetiva/readaptada

Professora PA

Plano Municipal de Educação
Preceitos filosóficos e pedagógicos

       PRECEITOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS QUE PERMEIAM A PRÁTICA EDUCATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE


MISSÃO 

Constituir uma rede de ensino que proporcione aos alunos condições de aprender a construir seus conhecimentos, com mediação de todos os envolvidos, para conviver e atuar criticamente na sociedade dentro dos princípios de respeito e solidariedade.

 

VISÃO 

Ser referência na área da educação como uma rede de ensino que promova a construção do conhecimento de todos os envolvidos no processo educativo.


VALORES

Construção de conhecimentos, pensamento reflexivo, autonomia, convivência e mediação.

 

Pertencemos a uma sociedade capitalista, competitiva, baseada em ações e resultados. Por isso, é necessário construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, democrática, integradora  e que seja fruto de relações saudáveis entre as pessoas, caracterizada pela interação das diversas culturas em que cada cidadão consolide a própria existência e a existência do coletivo, por meio de um movimento dialético que vai do individual para o social e vice-versa.

Assim, a missão desta rede municipal de ensino pensa no sujeito vendanovense como um ser que precisa  aprender a construir os conhecimentos nas relações com o outro e com o seu entorno. Estamos imersos numa rede de aprendizagem coletiva em que todos os envolvidos vivem num processo contínuo de construção do conhecimento e são responsáveis por esse  conhecimento. A missão da rede de ensino destaca o processo percorrido pelo aluno, mas não desconsidera todos os sujeitos e as condições necessárias para a produção coletiva desse conhecimento. Para isso, todos os profissionais da educação envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, devem ter atitudes positivas e adequadas,  oferecendo uma educação que considere o aluno como ser pensante, atuante e capaz de participar ativamente dos processos pedagógicos no âmbito da escola e fora dela.

É de Jean Piaget a ideia de que o aprendizado é construído, e é a teoria desse pensador que inaugura a corrente construtivista, na qual o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Para que essa concepção se consolide, é importante “proporcionar  aos alunos condições de aprender a  construir seus conhecimentos com a mediação de todos os envolvidos”.

Outra fundamentação teórica para consolidar essa perspectiva da missão da rede parte dos estudos de Lev Vygotsky,  que faz uma reflexão sobre como o ser humano aprende. Nessa visão, o aluno chega ao conhecimento por meio da interação com o objeto a ser conhecido, no caso, o conteúdo a ser estudado. Nessa concepção, o aprendizado ser mediado e cabe à escola facilitar esse processo. O professor assume, nesse cenário educativo, a posição de mediador que apresenta desafios reais e orienta o aluno a buscar estratégias e soluções o tempo inteiro, tornando-se, dessa forma, o sujeito da própria aprendizagem. O erro nessa concepção é entendido como parte do percurso do aluno na construção do conhecimento, podendo refletir sobre o seu próprio processo. A aprendizagem é conquistada em atos contínuos, com níveis cada vez mais sofisticados e complexos. 

A mediação do professor precisa ser planejada e intencional, apresentar boas perguntas, bons desafios e  situações problemas, que na concepção dessa rede são molas propulsoras para a construção de aprendizagens significativas. Quando os saberes são considerados e os alunos são convidados a participarem de forma atuante, tendo oportunidade de expressar suas opiniões, de buscar soluções para resolver os desafios, cria-se, na sala de aula, uma atmosfera propícia para que o aluno se sinta respeitado como um indivíduo de direito e não receba respostas prontas. Quando isso acontece, a capacidade dos alunos de construir  seus conhecimentos e de participar ativamente do processo é valorizada.

A mediação também se dá na organização do espaço e de materiais: de acordo com Henri Wallon, as emoções dependem, fundamentalmente, da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto por sua representação. Nessa concepção, os espaços precisam ser planejados de forma intencional com materiais que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem de cada faixa etária, numa atividade lúdica e pedagógica. O espaço também precisa promover a mobilidade, adaptado para que as crianças possam se movimentar com autonomia. Segundo as ideias de Wallon, a organização dos espaços precisa promover a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessários para o desenvolvimento completo do ser humano, quando considerado com um ser global. A afetividade, as emoções, o movimento e o espaço físico se encontram num mesmo patamar. Asemoções, fundamental no desenvolvimento do ser humano, é a expressão dos desejos e vontades do aluno e neste sentido é fundamental que a escola ofereça formação integral, ou seja, intelectual, social e afetiva. Ressaltamos que, conforme Wallon afirma, na sala de aula e dentro da sala de aula, não deve estar apenas o corpo da criança, mas também suas emoções, sentimentos e sensações. A educação proposta nesta rede, considera o desenvolvimento intelectual do aluno dentro de uma cultura mais humanizada.

Isso não significa que a importância do currículo ou dos saberes do educador seja reduzida. Para John Dewey, (Nova Escola, 2008) o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções prontas. Em lugar de começar com definições ou conceitos já elaborados, devem ser usados procedimentos que façam o aluno pensar, refletir e elaborar os próprios conceitos para depois confrontá-los com o conhecimento sistematizado. O princípio é que os alunos aprendam vivenciando situações práticas, associadas aos conteúdos ensinados. Situações estas que ganham destaque no currículo da rede municipal de ensino de Venda Nova do Imigrante, na qual os  alunos passam a ser estimulados a experimentar e pensar por si mesmos,propiciando-lhes a criação de procedimentos para a formulação de conceitos.

Assim, nossa rede de ensino concebe uma prática baseada na liberdade do aluno para elaborar as próprias certezas e construir os próprios conhecimentos, “...para conviver e atuar criticamente na sociedade dentro dos princípios de respeito e solidariedade”.Na visão deweyana, a educação é uma constante reconstrução de experiências, de forma a atribuir-lhe cada vez mais sentido e habilitar as novas gerações a responderem dignamente aos desafios da sociedade; afinal, as crianças não estão em determinado momento sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo. Educar, portanto, é mais do que transmitir ou reproduzir conhecimentos, é incentivar a busca desses conhecimentos e despertar no aluno o desejo de desenvolvimento contínuo, preparando-os como pessoas que se posicionarão de forma competente perante as injustiças na busca pelo bem de todos.

As ações realizadas na escola devem ir aos poucos imprimindo uma consciência de participação efetiva na comunidade, desenvolvendo o espírito do voluntariado, o senso de pesquisador, a coragem de expor as suas próprias ideias, saber ouvir e ser ouvido, respeitar opiniões, saber que pode opinar e posicionar-se. Os meninos e as meninas que passam por todas essas experiências no âmbito da escola e da sala de aula serão cada vez mais atuantes na sociedade onde vivem, posicionando-se com responsabilidade diante dos fatos e das questões cotidianas que lhes são apresentadas.

A rede municipal de ensino de Venda Nova do Imigrante busca aliar os conhecimentos científicos à vivência das crianças e dos adolescentes, considerando suas capacidades, habilidades e interesses, na construção de saberes que, mediados, se constituam em mecanismos críticos de atuação na sociedade.

Nesta perspectiva, nossa concepção de educação fundamenta-se em uma visão construtivista-sócio-interacionista, que parte do pressuposto que a criança/adolescente constrói seu conhecimento a medida em que interage com o meio em que vive e com as pessoas que fazem parte deste meio. Neste enfoque concebemos o aluno como um ser inquieto, sempre em busca de respostas e neste paradigma o professor assume um papel fundamental: de mediador do processo de ensino e aprendizagem. O professor proporciona os desafios aos alunos, para que eles encontrem as respostas as suas inquietações e dúvidas, neste sentido permite que o aluno construa realmente seu conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades fundamentais para vivenciar este percurso.

Considera-se que essa seja a perspectiva de formar cidadãos que, independentemente, da cultura, escolaridade, e do nível socioeconômico, possam viver e conviver, comungando a igualdade de direitos e os princípios do respeito e da solidariedade nas diferenças.

 

REFERÊNCIAS:

REVISTA NOVA ESCOLA. Grandes pensadores, 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de hoje. São Paulo. Editora Abril. Edição especial nº 19. Julho de 2008.

 

Colaboradores: profissionais das escolas municipais de Venda Nova do Imigrante.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante - ES tem trabalhado para consolidar uma educação de qualidade, na rede municipal de ensino.

 

E é com muita satisfação que fazemos chegar ao conhecimento de todos os DOCUMENTOS ORIENTADORES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOSSO MUNICÍPIO. Documentos que subsidiam as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da educação e que contribuem para o aperfeiçoamento e a continuidade do processo educativo, qualificando as ações de todos os envolvidos no ensino e na aprendizagem e tornando-os mediadores dos conhecimentos de nossas crianças e de nossos adolescentes.

 

As propostas pedagógicas contidas nos documentos orientadores espelham a dedicação, as experiências e os conhecimentos dos profissionais que atuaram e que atuam, transformando, nestes últimos anos, a educação da rede municipal de ensino. Todas estas propostas nasceram de um intenso processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas em contexto de trabalho. São, pois, frutos de muitos momentos dedicados à formação continuada e também da contribuição de todos os envolvidos. E como toda transformação não se processa sem a participação coletiva, trabalhando em rede, cultivamos e mantivemos o diálogo franco, aberto e transparente em cada momento, para avançarmos, sempre em busca da excelência na educação de Venda Nova do Imigrante, sem jamais perdermos de vista a importância do processo reflexivo.

 

Assim, as práticas contidas e reveladas nos documentos orientadores sobre a proposta pedagógica de nossa rede, na concepção educacional construída nesta caminhada, são pontos de partida e não de chegada, devendo ser revistas e ajustadas, sempre que necessário, a partir de novos contextos formativos, inspirando e aprofundando práticas educacionais que garantam às nossas crianças e aos nossos adolescentes competências cada vez mais significativas.

 

Gervásio Ambrosim

Secretário Municipal de Educação e Cultura

 

Para acessar os documentos orientadores da rede, clique nos links abaixo:

 

Para acessar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental, clique nos links abaixo:

 

Para acessar a proposta pedagógica da Educação Infantil, clique nos links abaixo:

Regimento Comum das Escolas

Para acessar o documento, clique no link abaixo:

 

http://c2sisweb.tecnologia.ws/SisWeb/Repositorio/Arquivos/0/52a24d87-4.pdf

Vídeo Institucional

 

 

Para acessar o vídeo institucional da Educação clique na imagem abaixo