CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social
O CREAS é integrante do Sistema Único de Assistência Social, constitui-se numa unidade pública estatal, polo de referência, coordenador e articulador da Proteção Social Especial de Média Complexidade. Constitui-se na unidade responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a famílias e indivíduos com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, nas perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.
PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos
É um serviço de orientação e acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade, como ameaça ou violação de direitos. O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade e fortalecer a função protetiva das famílias.
Serviço de Proteção Social a Adolescentes emCumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade
É um serviço que tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.
Serviço Especializado emAbordagem Social
É um serviço que tem por finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, entre outras.
Serviço de Proteção Social Especializada para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias
É um serviço destinado à promoção de atendimento especializado às famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direito.
Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua
Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
Tipos de Violencia
- Violência Física: é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.
- Violência Psicológica: é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
- Violência Sexual: é considerada violência sexual situações de abuso, violação e assédio sexual. É uma agressão focalizada na sexualidade da pessoa. Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física.
- Negligência: é o ato de omissão do responsável pela criança/adolescente /idoso/deficiente em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento. Alguns exemplos: maus tratos, uso indevido da aposentadoria.
DENUNCIE:
• A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
• Disque Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Ligue 100.
• Para as demais denúncias sobre maus tratos, violência, negligência, Ligue 181 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).
CONTATOS DO CREAS:
Horário de funcionamento: 8:00 as 11:00 horas e 13:00 as 16:00 horas
Dias da Semana: de Segunda-Feira a Sexta-Feira
Endereço: Rua Ângelo Perim, s/n – Bairro São Pedro - Venda Nova do Imigrante/ES – CEP. 29375-000
Telefone: (28) 3546-3119/
Celular: (28)Celular: (28) 9 9919-3066
E-mail: creas.vni@gmail.com
Facebook:Creas Vni
Coordenador do CREAS: Wagner Nodare de Oliveira