Secretaria: Assitência Social

Secretário: Edson Rodrigues

Assistente Social: Lucielza do Nasc. Chieza Caliman

Telefone secretaria: (28) 3546-1188 Ramal – 205

e-mail: assistenciasocial@vendanova.es.gov.br 

Horário de funcionamento: 12:00 as 18:00 horas

 

SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Venda Nova do Imigrante/ES, tem como objetivo implementar a política de assistência social, formulada com a sociedade civil e com os conselhos municipais, visando a melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos. Uma de suas principais atribuições é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, garantindo a proteção integral da família, visando à autonomia dos indivíduos, famílias e comunidade. Dá, ainda, atendimento especializado às famílias e aos indivíduos em situação de violação de direitos. Desenvolve programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos.

 

Endereço: Av. Evandi Américo Comarela 385 - Esplanada - Venda Nova do Imigrante/ES - 29375-000  

Conviver - Centro de Convivência do Idoso

CONVIVER - CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

 

O Centro de Convivência do Idoso realiza ações, atividades e projetos que visam à prevenção de possíveis situações de risco que o público atendido possa vir a sofrer. Classificado na Política de Assistência Social como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Proteção Social Básica, o Centro de Convivência do Idoso é um serviço realizado em grupos. É uma forma de intervenção social planejada, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, individuais e coletivas.

 

As atividades realizadas são as seguintes:

 

Projeto “Passado e Presente Melhores Momentos”

São encontros de Laser com participação de em média 200 idosos, nos quais eles fazem orações, lancham, e tem a tarde livre para forró e bate-papos e outros.

 

Projeto “Ginastica Idade Feliz”

São atividades físicas na academia ao ar livre e pilates que visam a prática do exercício físico regular, acompanhada e orientada por uma professora de educação física.

 

Projeto “Arte de Viver”

São aulas de pintura em geral, incluindo atividades manuais como forma de terapia ocupacional com as mãos e de aprendizado, acompanhada por uma instrutora de pintura em geral.

 

Projeto “Sou Idoso, Mas Tenho que Aprender”

São aulas para alfabetizar ou dar continuidade ao pouco estudo que muitos idosos tiveram, acompanhadas por duas pedagogas.

 

Projeto “Canto Reviver”

São aulas de musicalização e canto coral, com o objetivo de fazerem apresentações e como uma terapia, acompanhadas por um instrutor de música.

 

Projeto “Florescer”

São grupo de dança somente de mulheres ensaiada por uma instrutora de dança que ensina coreografias para apresentações e como forma de atividade física.

 

Projeto “Teatro”

São aulas de artes cênicas e ensaios de peças teatrais para apresentações, acompanhadas por uma instrutora de teatro.

 

Projeto “Inclusão Digital para Idosos”

São aulas informática que tem como objetivo incluir os idosos no mundo digital, apresentando às ferramentas básicas direcionadas a introdução da informática de forma prazerosa e dinâmica.

 

Projeto “Mente Sempre Viva” (dama e dominó)”

São jogos de dama e dominó como forma de exercício da memória, acompanhada por uma professora de educação física.

 

Projeto “Renascer na Melhor Idade”

São aulas dança de casais ensaiado por uma Instrutora de dança que ensaia coreografias italiana e sênior como forma de atividade física e manifestação cultural.

 

Projeto “Vôlei Saúde e Vida”

São aulas e treinamento de vôlei adaptado para a Terceira Idade para masculino e feminino, com objetivo de jogarem amistosos e participarem dos Jogos Municipais dos Idosos e Jogos Estaduais dos Idosos, acompanhados por duas professoras de educação física.

 

Projeto “Orientação para a Vida”

É um grupo acompanhado por uma psicóloga, cuja a finalidade é propiciar um momento de reflexão e orientação junto aos idosos que estão inseridos no Centro de Convivência do Idoso, reconhecendo as características de cada usuário, sua identidade cultural, interesses, necessidades e potencialidades distintas, proporcionando reflexão sobre as diferenças e o respeito grupal.

 

Projeto “Nunca é Tarde para a Saúde”

São aulas de hidroginástica adaptada para idosos.

 

Todos os projetos visam a melhoria da qualidade de vida do público atendido por meio da socialização, elevação da auto estima e empoderamento.

 

CONTATO DO CONVIVER:

 

Horário de funcionamento: 7:00 as 17:00 horas

Dias da Semana: de Segunda-Feira a Sexta-Feira

Endereço:Rua Padre Antônio Martinez, 130 – Bairro São Rafael – Venda Nova do Imigrante – ES – CEP: 29375-000

Telefone: (28) 3546-2577

E-mail: convivervni@hotmail.com

Facebook:Conviver VNI

Coordenadora:

 

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS é uma unidade de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), que tem por finalidade atender e acompanhar as famílias em vulnerabilidade e risco social do nosso município. Tem como objetivo o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 

PAIF- Proteção e Atendimento Integral 

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.

 

CADUNICO – Cadastro Único

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras para inclusão de Programas Sociais do Governo.

 

PBF- Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia família em situação de pobreza. O PBF contribui com a erradicação da pobreza e para com quista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome, além de reforçar ao exercício de direitos sociais básicos na área da saúde e educação, por meio dos cumprimentos das condicionalidades.

 

BPC- Benefício de Prestação Continuada

O Benefício de Prestação Continuada é um beneficio da Assistência Social, destinado às pessoas idosas (acima de 65 anos) e pessoas com deficiência que possuem renda, por pessoas igual ou inferior a ¼ do salario mínimo. O valor do BPC é uma salário mínimo, pago a idosos que não tem renda e as pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente.

 

Projeto Construindo Mais Oportunidades

Promover aos usuários da Política de Assistência Social do município, através da qualificação profissional e social a inserção no mercado de trabalho, por meio de ações e mobilizações articuladas a fim de proporcionar a geração de renda e oportunidade de trabalho. Manutenção de banco de dados com currículos, identificando suas potencialidades e perfil profissional.

 

Projeto “A Espera de Uma Nova Vida”

O projeto tem como objetivo acompanhar as gestantes do município, pois entendemos que o período gestacional requer acompanhamentos específicos e voltados para a saúde física, emocional e social da gestante, de seu bebê e sua família. São quatro reuniões anuais, com palestras preventivas, educacionais e motivacionais acerca da questão da gravidez.

 

SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é complementar ao PAIF, institui, na Proteção Básica, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Eles são organizados por faixa etária e têm como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando a melhoria da qualidade de vida.

Locais onde são desenvolvidos os SCFV: CRAS, CONVIVER, Projeto SEMEAR de São João de Viçosa, Projeto SEMEAR de São Roque, Projeto TURMA em Bicuíba, Projeto Oficina Escola de Artesanato em Mármore e Granito em São João de Viçosa, projeto Saber Crescer em Caxixe e no Instituto Caminhos Caminhos da Razão.

 

CONTATOS DO CRAS:

Horário de funcionamento: 8:00 as 11:00 horas e 13:00 as 16:00 horas

Dias da Semana: de Segunda-Feira a Sexta-Feira

Endereço:Rua Pedro Altoé 84 - Vila da Mata - Venda Nova do Imigrante/ES - CEP. 29375-000

Telefone: (28) 3546-6101

Celular: (28) 9 99986-9890

E-mail: crasvni@yahoo.com.br

Facebook:Cras Vni

Coordenadora do CRAS:Luciana da Penha Lima

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O CREAS é integrante do Sistema Único de Assistência Social, constitui-se numa unidade pública estatal, polo de referência, coordenador e articulador da Proteção Social Especial de Média Complexidade. Constitui-se na unidade responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a famílias e indivíduos com direitos violados, direcionando o foco das ações para a família, nas perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

 

PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos

É um serviço de orientação e acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade, como ameaça ou violação de direitos. O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade e fortalecer a função protetiva das famílias.

 

Serviço de Proteção Social a Adolescentes emCumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade

É um serviço que tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

 

Serviço Especializado emAbordagem Social

É um serviço que tem por finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, entre outras.

 

Serviço de Proteção Social Especializada para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

É um serviço destinado à promoção de atendimento especializado às famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direito.

 

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

 

 

Tipos de Violencia

 

 - Violência Física: é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.

 - Violência Psicológica: é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.

 - Violência Sexual: é considerada violência sexual situações de abuso, violação e assédio sexual. É uma agressão focalizada na sexualidade da pessoa. Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física.
        

- Negligência: é o ato de omissão do responsável pela criança/adolescente /idoso/deficiente em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento. Alguns exemplos: maus tratos, uso indevido da aposentadoria.

 

DENUNCIE:

•      A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

•      Disque Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Ligue 100.

•      Para as demais denúncias sobre maus tratos, violência, negligência, Ligue 181 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

 

 

CONTATOS DO CREAS:

Horário de funcionamento: 8:00 as 11:00 horas e 13:00 as 16:00 horas

Dias da Semana: de Segunda-Feira a Sexta-Feira

Endereço: Rua Ângelo Perim, s/n – Bairro São Pedro - Venda Nova do Imigrante/ES – CEP. 29375-000

Telefone: (28) 3546-3119/

Celular: (28)Celular: (28) 9 9919-3066

E-mail: creas.vni@gmail.com

Facebook:Creas Vni

Coordenadora do CREAS:Aracelli Gueler

Projeto "Oficina Escola de Artesanato em Mármore e Granito"

Projeto "Oficina Escola de Artesanato em Mármore e Granito"

 

O projeto “Oficina Escola de Artesanato em Mármore e Granito”faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem a finalidade de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo os vínculos com a família e com a comunidade, assim como a reconstrução destes laços. Esta atividade é uma oportunidade de aproximação e acolhimento das famílias, facilitando o acompanhamento e assistência

 

Objetivo

Atender crianças e adolescentes na etária de 10 à 17 anos pertencentes às famílias de baixa renda, promovendo um resgate social e a cidadania, através da habilidade artesanal, como instrumento de crescimento social, econômico e pessoal. Proporcionar às crianças e aos adolescentes melhores condições para a construção da sua cidadania, contribuindo para uma formação moral, comportamental, educacional e de respeito ao seu semelhante de forma adequada à sua condição de pessoa em desenvolvimento, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – Art. 90.

 

Como funciona?

O Projeto “Oficina Escola de Artesanato em Mármore e Granito” atende crianças e adolescentes que estejam frequentando regularmente a escola que possuem residência fixa no município de Venda Nova do Imigrante - ES e queiram fazer do tempo ocioso, momentos de aprendizado, atendendo de segunda a sexta feira, nos turnos matutino e vespertino.

 

Atividades oferecidas

Artesanato em Mármore e Granito

 

CONTATO DO PROJETO:

 

Horário de funcionamento: 7:00 as 16:00 horas

Dias da Semana: de Segunda-Feira a Sexta-Feira

Endereço:Rua Justo Pizzol, s/n, São João de Viçosa – Venda Nova do Imigrante/ES - CEP: 29375- 000

Instrutor Responsável:Elói da Silva Leão

Projeto Semear - São João de Viçosa

PROJETO SEMEAR SÃO JOÃO DE VIÇOSA

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é complementar ao PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e deve viabilizar, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, trocas culturais e de vivências entre pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de presença e identidade.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Básica Social, com Foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação de cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades   dessa faixa etária.

 

Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009).

 

O QUE É O PROJETO SEMEAR?

O Projeto Semear atende cerca de 95 crianças e adolescentes com faixa etária de 10 à 17 anos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social com preferência os que forem vinculados ao Programa Bolsa Família, encaminhados pela escola, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário e demais segmentos do Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social

 

OBJETIVO

Proporcionar às crianças e aos adolescentes melhores condições para a construção da sua cidadania, contribuindo para uma formação moral, comportamental, educacional e de respeito ao seu semelhante de forma adequada à sua condição de pessoa em desenvolvimento, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – Art. 90.

 

COMO FUNCIONA?

O Projeto Semear atende crianças e adolescentes que estejam frequentando regularmente a escola que possuem residência fixa no município de Venda Nova do Imigrante - ES e queiram fazer do tempo ocioso, momentos de lazer e principalmente aprendizado, atendendo de segunda a sexta feira, nos turnos matutino e vespertino.

 

ATIVIDADES OFERECIDAS

Artesanato, Violão, Pintura e Karatê

CONTATO DO PROJETO SEMEAR:

 

Horário de funcionamento: 7:00 as 16:30 horas

Dias da Semana: de Segunda-Feira a Sexta-Feira

Endereço:Rua Justo Pizzol, 285 – São João de Viçosa – Venda Nova do Imigrante – ES – CEP: 29375- 000

Telefone: (28) 3546-6574

E-mail: projetosemearsjv@hotmail.com

Facebook:Semear Sjv

Educadora Social Responsável:Elizangela Ferreira de Souza

Projeto Semear - São Roque

PROJETO SEMEAR SÃO ROQUE

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é complementar ao PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e deve viabilizar, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, trocas culturais e de vivências entre pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de presença e identidade.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Básica Social, com Foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação de cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades   dessa faixa etária.

 

Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009).

 

O QUE É O PROJETO SEMEAR?

O Projeto Semear atende cerca de 95 crianças e adolescentes com faixa etária de 10 à 17 anos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social com preferência os que forem vinculados ao Programa Bolsa Família, encaminhados pela escola, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário e demais segmentos do Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social

 

OBJETIVO

Proporcionar às crianças e aos adolescentes melhores condições para a construção da sua cidadania, contribuindo para uma formação moral, comportamental, educacional e de respeito ao seu semelhante de forma adequada à sua condição de pessoa em desenvolvimento, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – Art. 90.

 

COMO FUNCIONA?

O Projeto Semear atende crianças e adolescentes que estejam frequentando regularmente a escola que possuem residência fixa no município de Venda Nova do Imigrante - ES e queiram fazer do tempo ocioso, momentos de lazer e principalmente aprendizado, atendendo de segunda a sexta feira, nos turnos matutino e vespertino.

 

ATIVIDADES OFERECIDAS

Informática, Karatê, Artesanato, Dança, Pintura e Xadrez

 

CONTATO DO PROJETO SEMEAR:

 

Horário de funcionamento: 6:30 as 16:30 horas

Dias da Semana: de Segunda-Feira a Sexta-Feira

Endereço:Rodovia Pedro Cola, Km 15 – Área Rural São Roque – Venda Nova do Imigrante – ES – CEP: 29375- 000

Telefone: (28) 3546-6106

E-mail: semearsaoroque@gmail.com

Facebook:Semear Vni

Educadora Social Responsável:Gabriela Fazolo Dordenoni