Geral - 22/05/2017 16:05:38

Fórum discute abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A pequena Mirian abriu o Fórum cantando músicas de sensibilização - Ascom/PMVNI
A pequena Miriam abriu o Fórum cantando músicas de sensibilização - Ascom/PMVNI

Aconteceu na última sexta-feira (19), na Casa da Cultura, o IV Fórum Municipal Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Profissionais do Creas, Cras, projetos Semear, Apae, servidores municipais, Conselho Tutelar e outros órgãos se reuniram para tratar desses assuntos, que são de extrema importância para qualquer sociedade.

Os presentes assistiram à palestra do juiz de direito José Borges, da Comarca Integrada de Conceição do Castelo e Brejetuba. O palestrante deu uma informação preocupante sobre o número de casos de abuso e exploração. “Sob o ponto de vista do hediondo (gravidade), na Comarca de Conceição do Castelo integrada com Brejetuba, praticamente empata com tráfico de drogas”, revelou.

O magistrado também apontou uma importante ferramenta para ajudar a combater o abuso e a exploração. “O evitar é muito complicado. O que a gente espera é atenção, primeiramente por parte da família. Muito mais da família estendida (tios, avós, primos, pessoas de fora da casa) do que a família biológica que está com aquela criança. Muitas vezes, no caso do abuso, para quem está dentro de casa é muito difícil detectar ou, pior ainda, ele não se sente motivado a entregar”, completa.

Juiz José Borges dividiu conhecimentos na área - Ascom/PMVNI

Denunciar é fundamental para combater

Uma das principais formas de repressão a esses dois crimes é a denúncia. Em Venda Nova do Imigrante, as denúncias podem ser feitas ao Creas, Cras, Conselho Tutelar, Ministério Público e também pelo Dique Denúncia Nacional. Confira os telefones no informativo abaixo, elaborado pela Secretaria e ajude a proteger nossas crianças e adolescentes.

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

(28) 3546-1188, ramal 230