Geral - 02/06/2017 16:06:15

Conferência Municipal de Assistência Social discute propostas

Prefeito Braz Delpupo lembrou o triste caso de pessoas em situação de rua - Ascom/PMVNI

Aconteceu durante esta sexta-feira (02), no auditório da Igreja Matriz São Pedro, um evento de grande importância para a assistência social no Município. É a VII Conferência Municipal de Assistência Social. No encontro, que durou o dia todo, foram discutidos assuntos sobre o tema, definidas propostas e eleitos delegados para a etapa estadual da Conferência.

Pela manhã, autoridades estiveram presentes para a abertura oficial. O prefeito Braz Delpupo, em sua fala de início dos trabalhos, ressaltou a importância do debate de ideias. “Tenho certeza que daqui vai sair mais um pensamento em prol da sociedade. Quando trabalhamos em conjunto para encontrar as soluções, tenho certeza que elas surgirão com mais condições de a gente resolver cada caso”, comentou Braz.

O prefeito também lembrou uma questão problemática enfrentada pelos municípios. “Hoje, temos um problema muito grave, principalmente nos municípios turísticos, que são as pessoas em situação de rua, pedindo alimentos, esmola e outras coisas. É muito feio para a sociedade saber que um irmão nosso está nessa situação”, opinou Braz.

Carlos Casteglione ressaltou a importância do debate para o Município - Ascom/PMVNI

Também esteve presente à abertura da Conferência o secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Carlos Casteglione. Ele destacou que discutir o tema é de fundamental importância social. “Essa tarefa militante de sentar dentro de um salão e se propor a ficar aqui o dia todo discutindo questões referentes à assistência social é uma grande contribuição para Venda Nova do Imigrante”, comentou.

As propostas para a assistência social em todo o Brasil

Para levantar questionamentos e trazer informações acerca do tema, Carla Scardua Shalders, assistente social e técnica da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) do Estado ministrou palestra aos presentes. “Esse é o momento legítimo do Poder Público e dos gestores pensarem um pouco em como está nossa política de assistência social e como ela pode avançar no Brasil”, disse Carla durante a palestra.

Terminada a apresentação da palestrante, os participantes se dividiram em quatro grupos para elaboração das propostas, que foram votadas para serem encaminhadas pelos quatro delegados eleitos à XII Conferência Estadual de Assistência Social, de onde as sugestões podem chegar à etapa nacional.

Carla Shalders apresentou pontos para discussão e reflexão - Ascom/PMVNI

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante