Geral - 22/08/2017 15:08:56

Prefeitura substitui galeria de drenagem pluvial da Vila da Mata

Servidores da Prefeitura trabalham já há alguns dias na substituição da galeria pluvial que drena a água das chuvas do bairro Vila da Mata para o Rio Viçosa. O objetivo é evitar os frequentes alagamentos enfrentados pela população em épocas chuvosas. O trabalho segue em ritmo acelerado e será concluído o mais breve possível.

O prefeito Braz Delpupo ressalta a tranquilidade que a obra vai trazer para a população. “Toda vez que chove, os moradores ficam inquietos sabendo que pode entrar água em casa, sujar móveis, deixar as ruas intransitáveis. A galeria que hoje existe lá suportaria a demanda sem problemas, mas houve falta de manutenção e as manilhas assorearam. Não foi feita a limpeza das caixas de decantação por um bom tempo e hoje essas manilhas não estão nem com 20% da capacidade de vazão. As novas vão dar tranquilidade total, porque são muito grandes, não tem como assorear”, comenta Braz.

Galeria vai ajudar a impedir alagamentos - Ascom/PMVNI

As manilhas anteriores estão sendo substituídas por peças com tamanho de um metro e meio em cada lado (veja na foto). Com isso, a quantidade de água que pode passar é maior que a suportada pelos componentes anteriores. A princípio, serão instalados 126 metros de galeria, mas a Prefeitura vai avaliar a necessidade de ampliação.

Além de ter peças maiores, outra estratégia para melhorar a drenagem está na forma como a galeria é conectada ao Rio Viçosa. “Antes, ela chegava de frente com o rio. Isso fazia com que a água do Viçosa formasse uma barreira para a que vinha da captação. Agora, vai terminar com a água chegando no sentido da correnteza, evitando essa barreira”, explica Gilmar Dela Costa, secretário de Obras e Infraestrutura Urbana.

Novas peças são maiores que as anteriores - Ascom/PMVNI

O prazo de conclusão da obra depende de uma série de detalhes que precisam ser observados, como a instalação de esgoto da Cesan, instalações elétricas, além das construções que estão acima do solo. Contudo, a Prefeitura está trabalhando em ritmo forte para concluir o serviço o mais breve possível e ajudar a população da Vila da Mata a não sofrer mais com alagamentos.

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

comunicacao@vendanova.es.gov.br