Geral - 23/11/2017 22:11:02

Auxílio para transporte universitário não será cortado; entenda

Prefeitura fará mudanças no modelo de concessão da ajuda para que o dinheiro, que é de todos, seja utilizado para beneficiar mais pessoas que realmente precisam

Têm circulado em sites e redes sociais informações desencontradas sobre o auxílio fornecido aos estudantes universitários de Venda Nova que estudam em Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Para evitar preocupações dos vendanovenses, a Prefeitura esclarece que não vai cortar o auxílio. Pelo contrário, fará mudanças no modelo de concessão da ajuda para que o dinheiro, que é de todos, seja utilizado para beneficiar mais pessoas que realmente precisam.

O novo modelo de auxílio, que está em fase de formatação, vai tornar mais justa e transparente a utilização do benefício. Na próxima segunda-feira (27), o chefe de Gabinete, Frederico Rodrigues, estará no programa Venda Nova ao Trabalho dando detalhes das mudanças. Não perca!

Leia abaixo a nota enviada à imprensa e entenda o que vai mudar.

A Prefeitura não tem planos de encerrar o auxílio aos estudantes que dependem desse benefício para estudar. A atual administração entende que o subsídio oferecido aos estudantes é uma importante forma de promover a educação e a cidadania. Por isso, ainda na fase de elaboração do Orçamento do Município, quando são fixadas as despesas para o ano seguinte, foi proposto o valor para custear o transporte desses alunos.

O que a Prefeitura fará é uma mudança na forma como esse benefício é concedido. Hoje, estudantes de Venda Nova matriculados em instituições de ensino superior de dois municípios são atendidos: Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Contudo, há vendanovenses em faculdades e universidades de outras cidades dentro e fora do Estado, como Vitória, Alegre e Viçosa, em Minas Gerais. Esses estudantes, no entanto, não recebem nenhuma forma de custeio por parte da Administração Municipal.

Até o momento, não é aplicado parâmetro para destinação do recurso hoje utilizado para custear o transporte, o que gera incerteza e abre espaço para questionamentos de órgãos de controle. Ainda pior, permite que quem tem necessidade real de auxílio não seja ajudado. A Prefeitura não pode e não deseja beneficiar algumas pessoas e deixar outras igualmente necessitadas sem ajuda.

Por isso, a Administração Municipal está criando parâmetro para concessão do benefício. Será um cadastro, mantido pela Secretaria de Assistência Social, em que constarão aqueles que necessitam de auxílio. Para constar nesse cadastro e receber o subsídio, vários fatores serão considerados, como renda, se já possui curso superior, se o curso para o qual deseja auxílio é oferecido em Venda Nova, dentre outros.

Com isso, todo estudante de ensino superior, independentemente do local em que estude, receberá o auxílio da Prefeitura, desde que comprovada a necessidade. É uma forma mais justa, transparente e responsável de utilizar o recurso, hoje limitado a ajudar estudantes de dois municípios, enquanto outros tantos também precisam da mesma ajuda, mas não podem contar com o apoio do Poder Público.

Por isso, a Prefeitura deixa claro que não haverá cancelamento de ajuda para transporte de estudantes. Quem tem real necessidade desse auxílio não ficará desamparado e quem necessita, mas, por estar em outros locais, não podia receber auxílio, agora poderá ser beneficiado.

Por fim, a Prefeitura se coloca à disposição para esclarecimentos presencialmente ou pelo telefone (28) 3546-1188.