Geral - 06/12/2017 14:12:38

Venda Nova em alerta contra dengue

Com a chegada das chuvas, aumentam as preocupações com inimigos que nunca descansam: dengue, zika e chikungunya. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde colocam Venda Nova em estado de alerta para as doenças. Quatro bairros do Município tiveram grande aumento no número de focos encontrados. É hora de população e Prefeitura se unirem no combate.

Os números apresentados pelo Ministério são levantados pela Secretaria Municipal de Saúde e mostram que Venda Nova é um dos 23 municípios em situação de alerta. “São três doenças que sempre vêm juntas. Não é possível eliminá-las, mas é uma preocupação grande que temos de evitar que elas causem grandes danos à população”, comenta Tadeu Sossai, secretário municipal de saúde.

Outros números muito preocupantes são os de focos de dengue encontrados nas residências. A quantidade tem aumentado de forma expressiva durante 2017, principalmente no mês de novembro. “Um problema que encontramos muito é de água parada em calhas e depósitos naturais. Também tivemos número dos mosquitos Aedes que subiu demais e nem estávamos no período de chuvas”, explica José Francisco Vicente, supervisor de endemias.

Todos os bairros devem ficar em alerta e tomar medidas para combater os mosquitos transmissores. Porém, os cuidados devem ser redobrados na Vila Betânea, Vila da Mata, São Rafael e Santa Cruz. Esses são os locais onde mais foram encontrados focos do Aedes aegypti. Por isso, toda atenção é necessária. A Vigilância em Saúde faz o acompanhamento dos bairros, inclusive com armadilhas integilentes. Porém, a ação de cada morador é indispensável.

Na semana que vem, Tadeu Sossai e José Francisco Vicente estarão no Venda Nova ao Trabalho dando detalhes sobre o controle da dengue e outras doenças no Município. O programa vai ao ar pela Rádio FMZ, às segundas-feiras, dentro no programa Café nas Montanhas. A edição também é disponibilizada no site e na página no Facebook da Prefeitura.

Combater as doenças não é difícil

As formas de combate à dengue, zika e chikungunya são as mesmas já conhecidas pela população. Não se esqueça: a dengue pode matar. Relembre como combater:

Reprodução/ANS