Geral - 20/06/2018 18:06:25

Campanha da Prefeitura e HPM mobiliza para doação de sangue

Instituições se uniram para mobilizar voluntários e facilitar a doação, em uma política pública junto ao Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes)

Um simples gesto pode salvar várias vidas/Reprodução - Carol Garcia/GOVBA

O sangue é um elemento básico e essencial para a vida. É utilizado com frequência em todos os hospitais, inclusive no Hospital Padre Máximo (HPM), único de Venda Nova do Imigrante. Para ajudar a atender à demanda contínua, a Prefeitura e o HPM se uniram para mobilizar voluntários e facilitar a doação, em uma política pública junto ao Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes).

A iniciativa é parte de uma nova política de sensibilização de doadores. Uma das frentes da ação busca simplificar a vida de quem deseja doar sangue. Um veículo da Prefeitura estará periodicamente à disposição dos doadores para transporte até o Hemoes. É a oportunidade de fazer o bem ao próximo doando algo que todos temos naturalmente.

Os profissionais da agência transfusional do HPM vão fazer a triagem dos voluntários. Nesse momento, serão informadas as condições básicas para ser um doador. Para dar ideia da importância da atitude, cabe destacar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Funcionários do HPM fazem mobilização para conscientizar sobre doação - Bárbara Premoli
Funcionários do HPM fazem mobilização para conscientizar sobre doação - Divulgação

A fim de atrair ainda mais pessoas, a ideia é envolver instituições e a iniciativa privada. Para isso, uma reunião aconteceu nesta quarta-feira (20) com representantes do Poder Público, entidades e empresas. A expectativa é manter fluxo constante de doações ao Hemoes, que abastece hospitais no Espírito Santo.

Um bem que é de todos

Outra frente da mobilização para aumentar o volume de sangue disponível vai acontecer no próprio Hospital. Pacientes e profissionais serão conscientizados sobre a importância de repor o estoque quando utilizado. O sangue doado fica disponível no Hemoes e ajuda a salvar muitas vidas em vários lugares.

Como doar?

Quem quiser ser um doador deve procurar a agência transfusional do HPM para mais informações. As viagens com destino ao Hemoes serão agendadas de acordo com a demanda e disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Após a doação, é servido um lanche. Atenção: para doar, você não deve estar em jejum.

Saiba mais aqui e assista ao vídeo do Ministério da Saúde sobre doação de sangue: