Geral - 13/02/2019 13:02:41

Manchas na pele? O mês da prevenção da hanseníase chegou

Em fevereiro é a vez de prevenir e tratar gratuitamente a hanseníase nas unidades de saúde do Município

A hanseníase quando identificada tem tratamento e cura, mas quando não é diagnosticada pode ser contagiosa - Reprodução/Ministério da Saúde
Para os casos de hanseníase que não foram diagnosticados e tratados, podem ser contagiosos - Reprodução/Ministério da Saúde

A saúde do corpo e da mente tem atenção especial todos os meses nas unidades de saúde de Venda Nova do Imigrante. Em fevereiro é a vez da prevenção e tratamento da hanseníase receberem destaque. Fique informado e procure assistência médica se aparecerem manchas na sua pele.

Reunião com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde deu início a campanha nas unidades de saúde do Município - Arquivo pessoal

A conscientização se inicia nas casas dos vendanovenses. Agentes de saúde conversam sobre a hanseníase e explicam como funciona a identificação e os cuidados. Além disso, cada unidade de saúde do Município organiza cartazes para informar os moradores. Quem perceber os sinais da doença pode comunicar seu agente de saúde ou marcar uma consulta pessoalmente no posto de atendimento.

Cada unidade de saúde preparou cartazes e decorações para informar moradores sobre os cuidados com a hanseníase - Arquivo pessoal
Cada unidade de saúde preparou cartazes e decorações para informar moradores sobre os cuidados com a hanseníase - Reprodução/Ministério da Saúde

Lá terá a assistência necessária e encaminhamento para dermatologista no próprio Município. O paciente que receber diagnóstico de hanseníase terá acompanhamento gratuito, realizado pelo SUS. O tratamento pode durar 24 meses dependendo do caso.

Como identificar a hanseníase

A hanseníase é percebida por meio de manchas na pele. Elas não doem, não coçam, mas podem causar dormência, queda de pelos, dentre outras manifestações. Os casos que ainda não foram diagnosticados e tratados podem ser contagiosos. A atenção precisa ser redobrada durante todo o ano, pois a doença pode aparecer em pessoas de todos os sexos e idades.

Quadro informativo da campanha de prevenção da hanseníase - Reprodução/Ministério da Saúde

Para conhecer mais sobre o assunto, converse com o agente de saúde da sua comunidade. Suspeita de manchas no seu corpo? Você pode procurar a unidade de saúde e marcar uma consulta. Confira o quadro informativo e o vídeo da campanha do Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom/PMVNI