Notícia
Geral - 22/04/2019 14:04:59

Município realiza 1ª Conferência e aponta 12 propostas para a saúde

Democracia e saúde tiveram espaço em Venda Nova do Imigrante na 1ª Conferência Municipal de Saúde

A Conferência foi aberta ao público e reuniu autoridades, membros do conselho, profissionais da saúde, usuários do SUS e palestrante - arquivo pessoal

 

Democracia e saúde tiveram espaço em Venda Nova do Imigrante na 1ª Conferência Municipal de Saúde. Nesse encontro, foram decididas 12 propostas que podem contribuir para a saúde local e até nacional. O evento aconteceu no dia 09 de abril no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi e buscou pensar, avaliar e planejar a nossa saúde. Dentre as sugestões apontadas está a implementação de um ponto regionalizado do Hemoes.

As decisões apresentadas e debatidas na Conferência, além de contribuírem para a saúde da comunidade, podem chegar à fase estadual e alcançar à etapa nacional. Como a cidade é cortada pela BR-262 e é maior o número de pacientes atendidos no Município por motivos de acidentes de trânsito, uma das sugestões é a instalação de um posto regionalizado do Hemoes para coleta de doação de sangue. A ideia sugerida é ampliar a estrutura do Hospital Padre Máximo em uma unidade de coleta e processamento de sangue doado.

 

As propostas já foram enviadas ao Conselho Estadual de Saúde e podem chegar à estapa estadual - arquivo pessoal

 

Também foram lembrados entre os pedidos enviados ao Conselho Estadual de Saúde a orientação da população sobre a função e objetivo do Conselho Municipal de Saúde e a separação dos recursos financeiros da saúde de interesses políticos. Após essa etapa haverá a Conferência Estadual de Saúde que vai reunir todas as propostas debatidas nos municípios para serem encaminhadas à Conferência Nacional de Saúde.

 

Dia com direito à voz e ao voto

O momento foi para analisar a saúde atual e apresentar projetos que beneficiam a todos. “O município vem crescendo, cada vez mais, investindo em saúde. A administração atual vem incentivando a saúde e buscando melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população”, afirmou Antonio Fernando Altoé, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Venda Nova do Imigrante, na abertura do evento.

O primeiro encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde com o Conselho Municipal de Saúde e reuniu autoridades, membros do conselho, profissionais da saúde e usuários do SUS. Teve palestra com Eloá Sena Guilhen Ribeiro, especialista em gestão e chefe do Núcleo Especial de Planejamento Orçamentário em Saúde da Secretaria do Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

As propostas foram eleitas com base nos temas saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento do SUS. A programação foi aberta ao público.

Fonte: Ascom/PMVNI
Notícias Relacionadas