Geral - 19/06/2019 15:06:21

Posto de abastecimento elétrico já está funcionando

Venda Nova é o segundo município no Estado a receber a novidade

Para recarregar a bateria do veículo, é preciso se cadastrar no site da EDP- Ascom/PMVNI

Venda Nova do Imigrante recebeu nessa terça-feira (18) o segundo posto de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Braz Delpupo e representantes da EDP e da Findes, além de autoridades. O posto integra a rede que será composta por sete unidades e a escolha de Venda Nova foi estratégica.

De acordo com o diretor geral da EDP no Espírito Santo, João Brito Martins, a instalação do ponto de carregamento no Município faz parte da iniciativa de promover a mobilidade elétrica. “Venda Nova é uma cidade muito importante aqui no Estado e nós queremos montar a primeira rede que permita percorrer todo o Espírito Santo em carro elétrico. Escolhemos as cidades que, com representação geográfica, permitissem essa mobilidade. Venda Nova, pela sua localização e, sobretudo, por sua importância econômica, está nesta lista”, comentou Martins.

Inauguração contou com autoridades e representantes de entidades - Ascom/PMVNI

O ponto de carregamento está posicionado próximo à BR-262, na rua Antônio Roberto Feitosa (em frente à rodoviária). A instalação contou com apoio da Prefeitura. “Estamos trazendo para Venda Nova algo novo. Nós já estamos pensando nas pessoas que poderão vir amanhã e abastecer o carro elétrico aqui. Sabemos como está a poluição no mundo hoje e, vendo um projeto desse, temos que agarrar e fazer que aconteça para que possamos respirar um ar melhor”, destacou o prefeito Braz Delpupo.

De outro lado, é preciso capacitar profissionais para atenderem às novas demandas envolvidas nas tecnologias do veículos elétricos. “Energia é fundamental para o crescimento industrial. Se a gente não criar situações mais viáveis para a indústria expandir, isso fica limitado. O papel do Senai é formar mão de obra para lidar com essas novas tecnologias”, lembrou Mateus Freitas, diretor do Senai.

Com o “tanque” cheio

Durante a inauguração, um carro 100% elétrico foi recarregado. Esse tipo de veículo não utiliza motor a combustão, como gasolina, etanol ou diesel. Em vez disso, usa um motor movido a eletricidade, que fica armazenada em bateria. O posto pode recarregar até dois veículos ao mesmo tempo e recupera 80% da carga em uma hora e meia.

Para carregar o veículo, é preciso se cadastrar no site www.edpsmart.com.br e solicitar o cartão que libera o abastecimento no posto. Inicialmente, o carregamento será gratuito.

O posto pode recarregar até dois veículos simultaneamente e leva a bateria a 80% da carga em uma hora e meia - Ascom/PMVNI