Geral - 05/07/2019 17:07:40

Capacitação aborda segurança no uso de máquinas

O objetivo foi diminuir riscos aos servidores, moradores e até aos bens materiais, como veículos

Manutenção, uso correto e utilização de EPI foram alguns dos temas abordados - Arquivo pessoal

Servidores municipais que trabalham com limpeza e conservação dos jardins de Venda Nova do Imigrante receberam treinamento especial sobre segurança no trabalho. O objetivo foi diminuir riscos aos próprios trabalhadores, moradores e até aos bens materiais, como veículos, que podem sofrer danos se as máquinas não forem usadas corretamente.

Paulo Victor Pancieri, representante da Stihl no Estado, fez demonstrações aos presentes - Arquivo pessoal

A capacitação aconteceu no fim de junho e envolveu os profissionais que operam roçadeiras, motosserras e outros equipamentos de limpeza e conservação. “Essas máquinas possuem lâminas ou partes que podem lançar objetos pequenos. Isso causa danos ou até ferimentos. O encontro foi realizado para minimizar esses riscos”, explica Renata Negri, técnica em segurança do trabalho da Prefeitura.

Foram cerca de três horas de conversas, demonstrações de uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e da operação correta das ferramentas. As manutenções preventivas e corretivas também foram assuntos discutidos.

Com formação adequada, a expectativa é diminuir riscos no uso das máquinas para servidores e população - Arquivo pessoal

O treinamento foi possível graças à parceria com a Zulcão Máquinas, concessionária Stihl em Venda Nova do Imigrante. De acordo com Renata, outras capacitações de servidores na área de segurança do trabalho estão previstas para os próximos meses. “Um servidor bem capacitado colabora com a segurança dele próprio, dos colegas e dos moradores”, conclui.