Geral - 02/08/2019 16:08:16

Simulado da Defesa Civil será no dia 10

Participação de voluntários é muito importante para o sucesso da ação - Ascom/PMVNI

A Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante vai realizar no sábado (10) o simulado de situação de emergência com a barragem de Alto Bananeiras. A ação é preventiva e tem o objetivo de preparar a comunidade para saber o que fazer em eventual necessidade. A barragem, no entanto, é segura e está dentro da normalidade.

O simulado vai contar com a participação da Prefeitura, Bombeiros, Samu, Hospital Padre Máximo e outras entidades que precisariam agir em caso de uma emergência. “É um momento de preparação. Nós já temos as ações definidas e agora precisamos praticar a fim de estarmos prontos se um dia for preciso”, comenta Gleidson Ferreira, coordenador da Defesa Civil Municipal.

A movimentação durante a ação pode alterar um pouco a rotina da cidade, mas não é preciso se preocupar. Viaturas com sirenes ligadas e formação de grupos de pessoas são atividades já programadas e que fazem parte do treinamento. “Os moradores podem ficar tranquilos. Esse exercício é muito positivo. Significa que estamos fazendo o dever de casa para agir se e quando for necessário”, conclui Gleidson.

No último sábado (27), voluntários, Defesa Civil e Bombeiros realizaram uma reunião com o objetivo de compreender e multiplicar conhecimento sobre a barragem. “Esse encontro e a ação que faremos têm o objetivo de antecipar a necessidade e acionar as pessoas para que conheçam e levem mais informações ao restante da população”, disse o major Uliana, do Corpo de Bombeiros, que conduziu a reunião.

Qualquer pessoa pode participar do simulado. Quem estiver interessado em fazer parte pode comparecer à quadra da Apae às 14h do sábado, dia 10. Lá serão passadas informações importantes sobre segurança em caso de emergência.

Reunião no dia 27 esclareceu dúvidas e ajudou na preparação do simulado - Ascom/PMVNI

Barragem é segura

Umas das principais preocupações da Defesa Civil e demais entidades envolvidas na conscientização é deixar claro que o reservatório de água em Alto Bananeiras tem estrutura segura e está dentro na normalidade. “A fundação foi construída sobre rochas e é feita de concreto. A barragem é segura”, destacou o major durante o encontro.

Durante a próxima semana, a Defesa Civil Municipal e voluntários vão visitar e orientar moradores dos bairros Bicuíba e Vila Betânea. Se você tiver dúvidas sobre o simulado ou desejar mais informações a respeito da segurança da barragem, ligue para Defesa Civil pelo telefone (28) 3546-1188.

Material informativo já está sendo distribuído em meios digitais - Ascom/PMVNI