Geral - 09/09/2019 12:09:03

Prefeitura prevê usar lâmpadas de LED na iluminação pública

Implantação será feita gradualmente e deve começar pelo binário, no bairro Providência

Previsão é instalar os LEDs primeiramente na Avenida Elisa Lorenzon Altoé (binário) - Ascom/PMVNI

Ser mais eficiente utilizando menos recursos tem sido o objetivo da Prefeitura nos últimos meses e a uma novidade promete ajudar a melhorar a segurança da comunidade e ainda reduzir os gastos: serão instaladas lâmpadas de LED no Município. Reuniões para tratar do projeto já estão em andamento e a previsão é começar pelo bairro Providência.

No fim de agosto, o prefeito Paulinho Mineti recebeu secretários municipais, vereadores e profissionais do ramo de iluminação. “Nós ficamos muito animados com a possibilidade de passar a usar esse tipo de lâmpada. Vão gerar grande economia para os cofres públicos e iluminar melhor nossas ruas e bairros”, comentou o prefeito.

Lâmpadas de vapor metálico consomem mais energia e geram menos luz que os LEDs. Elas serão substituídas aos poucos - Ascom/PMVNI

Atualmente, a Prefeitura gasta cerca de R$ 90 mil todos os meses com a iluminação pública, um valor que pode ser menor. “As lâmpadas de LED consomem cerca de 60% menos energia em comparação com as luminárias de vapor metálico que utilizamos hoje. Além disso, elas produzem mais luz”, explica Gilberto Bravim Zanoli, vereador e servidor da secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana.

O projeto prevê começar a implantação das novas lâmpadas na Avenida Elisa Lorenzon Altoé, conhecida como binário do bairro Providência. Essa via teve as obras de pavimentação concluídas recentemente e, por isso, ainda não recebeu iluminação. A proposta envolve instalar LEDs no binário já nos próximos meses e avaliar o desempenho. Na segunda etapa, substituir as lâmpadas antigas de outros locais pelas mais modernas de forma gradual.

Recursos dos royalties podem ser usados

Uma vez que a Prefeitura tem buscado reduzir despesas, uma das alternativas para a aquisição e instalação dos LEDs é utilizar os royalties do petróleo, valores enviados pelo Governo do Estado que têm origem na exploração do petróleo no Espírito Santo.