Geral - 11/10/2019 16:10:47

Boletim Epidemiológico alerta para risco de sífilis

Além da doença, os destaques da edição são os números alcançados com a vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde publicou nesta sexta-feira (11) o Informe Epidemiológico referente ao terceiro trimestre de 2019. Os destaques da edição são os números alcançados com a vacinação antirrábica. A preocupação com a sífilis também é um dos assuntos realçados na publicação.

O Informe é produzido pelo setor de Vigilância em Saúde do Município. O documento traz detalhes sobre o esquema de imunização dos animais contra a raiva. Diferentemente do que aconteceu em 2018, neste ano não houve um “Dia D”, e sim visitas às comunidades. Mesmo com a mudança, necessária por causa das limitações enfrentadas neste ano, a SMS alcançou a meta de animais vacinados.

Também estão nas páginas do Informe um alerta para a sífilis. Os registros da doença, considerada um problema de saúde pública, são poucos. Foram 11 ocorrências em 2019. O problema é que esses números podem não representar a realidade. A SMS acredita as notificações não reproduzem a real quantidade de casos, que possivelmente são mais numerosos. Por isso, é muito importante fazer o teste para detecção, oferecido nas unidades de saúde.

O documento traz ainda esclarecimentos sobre o sarampo, doença que tem voltado às discussões por causa do aumento no número de casos. Você pode ler na íntegra a edição mais recente do Informe Epidemiológico clicando aqui. Para conhecer as edições anteriores, acesse www.vendanova.es.gov.br, depois clique no menu “Secretaria Municipais” e depois no item “Boletins Epidemiológicos”.