Geral - 05/02/2013 16:02:23

III Concurso do Tomate de Venda Nova já está com inscrições abertas

A cerimônia de premiação será realizada no dia 15 de março, no ginásio de esportes de Alto Caxixe.

A Secretaria Municipal de Agricultura abriu ontem (04/02/2013), as inscrições para os produtores que pretendem participar da 3ª edição do Concurso de Tomate de Qualidade de Venda Nova do Imigrante. Estarão aptos a participar todos os produtores de tomate dos grupos: salada, santa cruz e caqui, provenientes de propriedades localizadas no município e adjacências, sendo necessária a apresentação da Inscrição de Produtor no município de Venda Nova do Imigrante e estando em dia com a receita.

O produtor poderá concorrer com uma amostra por CPF, serão aceitos lotes de uma mesma propriedade, sendo meeiro, proprietário e arrendatário.

As amostras serão retiradas pelo produtor ou responsável da lavoura, na presença de um técnico credenciado, e deverão conter 12 frutos verdadeiramente representativos do lote, serem embalados e identificados com os mesmos dados da ficha de inscrição, a qual deverá seguir com a amostra, devidamente preenchida e encaminhada para a Secretaria Municipal de Agricultura.

A comissão julgadora será integrada por dez degustadores entre eles: chefes de cozinha, economista doméstico, e donas de casa, que julgarão as amostras quanto à aparência, sabor e textura para selecionar os lotes vencedores, quaisquer divergências serão resolvidas pela comissão organizadora.

Serão classificados os três lotes que obtiverem as maiores notas atribuídas pela comissão julgadora, onde 50% será oriunda da degustação e os outros 50% da auditoria de boas praticas agrícolas.

Todos os participantes receberão auditoria em suas propriedades a fim de serem avaliados quanto à observância das boas práticas agrícolas e critérios sócio-ambientais, sendo observados os seguintes itens:

1º - Boas Práticas Agrícolas
2º - Gestão de Resíduos
3º - Meio Ambiente e Conservação
4º - Saúde, Legislação Trabalhista e Segurança do Trabalhador

Serão declarados vencedores os tomates que somados a avaliação sensorial e à avaliação dos critérios de boas praticas agrícolas, obtiverem a maior pontuação e receberão a seguinte premiação: 1º colocado – R$ 3.000,00; 2º colocado – R$ 2.000 e 3º colocado – R$ 1.000.

Abaixo segue o calendário do Concurso:

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI