Geral - 11/02/2020 15:02:17

Assistência Social atua na prevenção à gravidez na adolescência

Campanha é nacional e, em Venda Nova, conta com grande mobilização da Secretaria Municipal de Assistência Social/Divulgação

Fevereiro é marcado pela prevenção à gravidez na adolescência. Uma campanha nacional acontece neste mês e Venda Nova do Imigrante não fica de fora. A mobilização realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) envolve caminhada e palestras nas escolas. O objetivo é ajudar a reduzir o número de gestações em um momento em que a vida exige muitas escolhas.

De acordo com o Ministério da Saúde, 65% das gestações em adolescentes são indesejadas, o que provoca mudanças bruscas. “Isso gera evasão escolar, problemas de saúde, às vezes o suporte familiar é fragilizado. A prevenção é importante para mostrar o impacto que uma gravidez tem na vida da mãe e da família”, explica Claudia Cypreste, psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Para ajudar a informar e conscientizar a sociedade, a SMAS, por meio do Cras, vai realizar uma caminhada nesta quinta-feira (13), saindo às 8h da frente da Prefeitura. Estudantes, moradores e a equipe da Secretaria vão participar. Além disso, vão acontecer palestras em três dias nas escolas durante a próxima semana em parceria com o projeto Papo de Responsa, da Polícia Civil.

A campanha começou na semanada passada com apresentação na Câmara de Vereadores realizada pela equipe do Cras. Em nível de Brasil, o Governo Federal produziu vídeo e material gráfico para conscientizar os jovens. Confira abaixo.