Geral - 19/03/2020 21:03:57

[Atualizado]Venda Nova tem novo caso suspeito de coronavírus; entenda

Caso que justificaria ser suspeito já foi descartado

[Atualizado em 20/03/2020 às 15:34]

A notícia foi atualizada no dia 20 de março, quando um novo caso suspeito foi notificado. Você pode ler a notícia sobre o novo caso clicando aqui.

[Notícia original]

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta quinta-feira (19) boletim relatando que Venda Nova do Imigrante possui um segundo caso suspeito de coronavírus. No entanto, este caso não é mais suspeito e não foi divulgado antes por um problema de comunicação. Entenda o que aconteceu:

Este suposto segundo caso foi considerado suspeito porque o paciente em questão teve contato com o primeiro registro de Venda Nova, que já foi descartado. Portanto, este segundo caso não pode mais ser considerado suspeito e também será descartado.

Antes de a primeira suspeita ser notificada, uma pessoa teve contato com a paciente que voltou de viagem do exterior e apresentava sintomas respiratórios. Essa segunda pessoa deu entrada em estabelecimento de saúde privado em outro município e a Secretaria de Saúde vendanovense não foi comunicada. Por isso, não havia registro dessa situação.

A ocorrência só chegou ao conhecimento da Vigilância em Saúde de Venda Nova nessa quarta-feira (18). Porém, a essa altura, o primeiro caso já estava descartado e, por isso, a segunda suposta suspeita já não podia mais ser considerada.

Transparência e respeito pelas pessoas

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante adota postura de transparência em todos os atos, em especial os relacionados ao coronavírus. A informação correta é uma ferramenta de saúde pública da qual a Administração Municipal não abre mão. Todos os eventuais casos de coronavírus que surgirem serão divulgados tão logo sejam descobertos.

Você pode acompanhar as últimas notícias na Sala de Informações da Prefeitura. Clique aqui para acessar ou visite bit.ly/infovni.