Geral - 06/04/2020 20:04:56

Critério de notificação do coronavírus mudou; entenda

Com a alteração, mais casos passam a ser considerados suspeitos

A forma de notificação dos casos suspeitos de coronavírus mudou em todo o Espírito Santo. A mudança foi determinada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na última sexta-feira (03). Com a alteração, mais casos passam a ser considerados suspeitos. Entenda melhor o que mudou.

A partir de agora, são suspeitos todos os pacientes portadores de sintomas gripais graves e casos especificados na Nota Técnica 04/2020, independentemente de viagens. Antes, eram consideradas suspeitas apenas pessoas que haviam tido contato com caso positivo de coronavírus ou que haviam chegado de viagem de locais com transmissão.

De acordo com a Sesa, a mudança na forma de notificação acontece porque já ocorre a transmissão comunitária do vírus no Estado. Isso significa que, no território capixaba, há casos registrados de pessoas que se contaminaram sem viajar para países com transmissão conhecida ou sem ter contato com alguém que viajou para um desses países.

Número de suspeitos vai aumentar; entenda o que isso significa

Uma vez que foi ampliado o critério para determinar quais casos são suspeitos, os números divulgados pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante vão aumentar. Isso acontece como reflexo direto da alteração determinada pela Secretaria de Estado da Saúde.

A Prefeitura continuará divulgando os casos suspeitos, descartados, negativos e confirmados. Basta acessar a “Sala de Informações” no site www.vendanova.es.gov.br para consultar esses dados.

Os números do coronavírus em Venda Nova

Com a mudança no critério, Venda Nova do Imigrante registra nesta segunda-feira (06) o total de 11 notificações. Dessas, são 06 casos suspeitos, 01 descartado, 04 negativos e nenhum confirmado para coronavírus.